Lua de Sangue acontece neste domingo (7) e terá transmissão ao vivo do Observatório Nacional; o eclipse lunar poderá ser visto em grande parte do mundo
A coloração avermelhada da Lua durante o fenômeno ocorre devido à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre; veja como assistir a Lua de Sangue. – Foto: Canva/ND
Neste domingo (7), ocorre um eclipse lunar total, mas ele não será visível no Brasil. O ponto alto do fenômeno será quando a Lua ficar totalmente imersa na sombra da Terra, adquirindo a coloração avermelhada conhecida como Lua de Sangue.
Embora não possa ser visto a olho nu no Brasil, o evento poderá ser acompanhado ao vivo a partir das 12h (horário de Brasília), pelo canal do Observatório Nacional no YouTube. O órgão é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com a Agência Brasil e o Observatório Nacional, a coloração avermelhada ocorre devido à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre: “Mesmo totalmente encoberta pela sombra escura da Terra, a Lua ainda recebe luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera.”
Durante a transmissão ao vivo, astrônomos amadores e profissionais do programa irão comentar as imagens em tempo real.
Segundo o Observatório Nacional, os eclipses lunares acontecem quando a Terra projeta sua sombra sobre a Lua. Essa sombra é dividida em duas partes: umbra, que é completamente escura por não receber luz solar direta; e penumbra, que ainda recebe uma pequena parcela de iluminação do Sol.
Apesar de não ser visível no Brasil, o eclipse poderá ser visto em grande parte do mundo, incluindo a América do Norte, leste da Ásia, Austrália e o Oceano Pacífico.
Nessas regiões, o eclipse lunar total acontecerá entre as 15h28 e 20h55 (12h28 e 17h55 no horário de Brasília). Durante o fenômeno, a Lua estará completamente imersa na sombra interna escura da Terra por 82 minutos.
O horário da totalidade do eclipse lunar nas cidades que o fenômeno será visível:
Saiba quando e onde ver o eclipse mais longo do ano. – Foto: Canva/ND
Vale destacar que estes horários são os momentos em que o eclipse terá o seu ápice. Por isso, se você deseja acompanhar o processo desde o início, vale a pena olhar pelo menos 75 minutos antes.
Fonte: ND Mais