Quem ainda usa esses aparelhos deve verificar a versão do sistema nas configurações do telefone e, se possível, atualizar ou trocar o celular
Foto: Divulgação
A partir desta terça-feira, 1º de julho, o WhatsApp deixará de funcionar em diversos modelos de celulares antigos que não atendem aos requisitos técnicos para as últimas atualizações do aplicativo. Essa decisão da Meta, empresa dona do WhatsApp, afeta dispositivos com sistemas operacionais anteriores ao Android 5.0 e ao iOS 15.1. Com isso, esses aparelhos não poderão mais abrir o aplicativo nem receber atualizações de segurança e desempenho.
“A decisão está em linha com a política de atualizações regulares da Meta, empresa dona do WhatsApp, que busca manter a segurança e o desempenho do aplicativo limitando seu funcionamento em dispositivos desatualizados ou vulneráveis”, explicou a empresa ao Metro UK.
Entre os modelos afetados estão smartphones bastante usados no passado, mas que hoje são considerados ultrapassados.
Samsung
Motorola
Sony
LG
Apple
Esses aparelhos, muitos com mais de dez anos no mercado, perderão o acesso ao WhatsApp e não poderão baixar o app nas lojas oficiais. Além disso, não receberão mais correções que garantem segurança e bom funcionamento.
Para continuar usando o WhatsApp e preservar o histórico, a Meta orienta os usuários a fazer backup das conversas.
Basta entrar em “Ajustes – Conversas – Backup” e seguir os passos para salvar os dados no Google Drive ou iCloud, conforme o sistema do telefone.
Para saber se o seu aparelho será afetado, verifique a versão do sistema operacional.
No Android, vá em Configurações > Sobre o telefone > Versão do Android. No iPhone, acesse Ajustes > Geral > Sobre > Versão do software.
Fonte: RBV Notícias