• 31 de dezembro de 2022

VÍDEOS: ‘Esquenta’ para a posse de Lula em Brasília tem chuva, estrutura montada e caravanas

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Os preparativos para a posse do novo presidente da república eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente, Geral Alckimin (PSB), já estão a todo vapor em Brasília. Muitos apoiadores em caravanas já se reúnem neste sábado (31) chuvoso em Brasília para acompanhar a cerimônia no domingo (1°). Com o terceiro mandato, Lula se torna o 39° presidente do Brasil.

A expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas devam comparecer ao evento. Este é o número máximo de público permitido pela segurança. Na Esplanada dos Ministérios, uma megaestrutura está sendo montada para o Festival do Futuro, como está sendo chamada a programação com mais de 40 atrações musicais que começam às 10h e encerram às 4h de segunda-feira (2).

Durante este sábado (31) será realizado o ensaio geral da cerimônia e a checagem do sistema de segurança e comunicação. O roteiro de posse deve seguir o protocolo de anos anteriores, conforme informado pela assessoria de comunicação.

O esquema de segurança foi reforçado devido às tentativas de ataque que ocorreram nos últimos dias em Brasília. São mais de oito mil agentes nas ruas que vão atuar de forma preventiva e repressiva.

A assessoria da nova presidência informou que o Rolls Royce, usado em outras posses presidenciais, já foi testado. Porém, a equipe de segurança não confirmou se Lula e Alckimin vão desfilar no carro ou em um veículo fechado blindado.

Protocolo de posse

A partir das 14h30, o presidente e o vice eleitos seguem para a Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional, onde será a sessão solene, às 15h. Na sequência, na área externa, devem ocorrer as honras militares.

Em seguida, Lula e Alckmin, já empossados, seguem para o Palácio do Planalto, onde sobem a rampa e o novo presidente recebe a faixa presidencial.

Com a ausência de então presidente Jair Bolsonaro (PL), que saiu do país para férias nos Estados Unidos, não se sabe ainda quem entregará a faixa para o petista.

O festival

As 40 atrações musicais estarão dispostas em dois palcos, o palco Elza Soares e o palco Gal Costa. A homenagem é feita as artistas que marcaram a música popular brasileira, elas faleceram neste ano de 2022.

Caravanas

Durante o dia anda chegam caravanas de todo o Brasil em Brasília. São pelo menos 23 ônibus saíram de Santa Catarina com quase mil pessoas.

Os apoiadores do novo presidente lotaram os hotéis da capital federal e para quem não conseguiu vaga, os alojamentos devem receber os visitantes.

São aguardados cerca de 40 mil apoiadores na posse do novo governo. — Foto: Paulo Mueller/NDTV

Confira o cronograma da posse:

  • 14h30 — Saída da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional
  • 15h — Sessão Solene no Congresso Nacional
  • 16h — Cerimônia externa de honras militares
  • 16h20 às 18h — Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto
  • Lula e Alckim sobem a rampa
  • Lula recebe a faixa presidencial e faz o primeiro discurso ao povo Brasileiro

*Com informações de Paulo Muller, de Brasília

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!