Novo sistema conhecido como Smart BC Muralha Digital contará com tecnologia de ponta e investimento milionário
‘Muralha Digital’ deverá vigiar Balneário Camboriú 24 horas por dia – Foto: Secom BC/Divulgação
Um investimento milionário em uma tecnologia de ponta é o tema de um processo licitatório aberto em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na última semana. O projeto prevê a implantação do novo sistema de videomonitoramento urbano chamado Smart BC Muralha Digital.
Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, o investimento máximo deverá ser de R$ 1,9 milhão e será licitado por meio de pregão eletrônico no dia 2 de julho de 2025, às 13h30, pela plataforma ComprasGov.
Com a nova estrutura, o município passa a contar com câmeras inteligentes de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares (OCR), sistema de gestão integrada, central de monitoramento 24 horas e ferramentas analíticas que permitem identificar padrões e comportamentos suspeitos.
De acordo com o município, os equipamentos serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, principalmente nas entradas e saídas, áreas comerciais e locais de grande fluxo. A prefeita Juliana Pavan ressaltou que o investimento reafirma o compromisso da gestão com a segurança pública.
“Estamos modernizando a forma como cuidamos da cidade, utilizando tecnologia de ponta para proteger as pessoas. A Smart BC Muralha Digital é mais do que um sistema de câmeras: é uma ferramenta estratégica para tornar Balneário Camboriú cada vez mais segura, eficiente e preparada para os desafios urbanos”, afirma a prefeita.
Conforme o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, a Smart BC Muralha Digital deverá ser um instrumento essencial para fortalecer a prevenção e a resposta rápida a ocorrências.
“A nova estrutura vai aprimorar a atuação da Guarda Municipal, integrando tecnologia, monitoramento e inteligência para garantir mais segurança à população. Com o novo sistema, será possível antecipar riscos, localizar veículos e pessoas em situação de alerta e gerar relatórios em tempo real”, destaca.
Este projeto, que será implantado com recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Humberto, prevê a integração com outros órgãos de segurança e a possibilidade de expandir a estrutura de forma modular.
Ainda segundo a prefeitura, a instalação dos equipamentos deverá seguir critérios técnicos definidos em conjunto com a equipe de segurança do município, levando em conta fatores como o fluxo de veículos, histórico de ocorrências e vulnerabilidades territoriais.
O secretário de Compras, Leocádio Giacomello, reforçou o cuidado técnico no processo licitatório. “Estamos tratando de um investimento estratégico, por isso seguimos todas as diretrizes legais e de governança. A licitação busca empresas qualificadas e comprometidas com a excelência na entrega, assegurando o melhor custo-benefício ao município”, pontuou.
Fonte: ND Mais