• 28 de maio de 2025

Justiça cassa mandato de prefeito em SC por compra de votos

Prefeito Rafael Tambozie vice Joseane da Silva teriam comprado materiais de construção com dinheiro público para conquistar votos da população

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Prefeito e vice de cidade de SC tem mandato cassado – Foto: Divulgação/ND

A Justiça Eleitoral da 57ª Zona Eleitoral de Trombudo Central decidiu cassar o mandato do prefeito reeleito de Pouso Redondo, Rafael Tambozi, e da vice-prefeita, Joseane da Silva, após constatar que eles teriam se envolvido em um esquema de compra de votos e abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público Eleitoral, que acusou a gestão de oferecer vantagens em troca de apoio nas urnas.

Entenda o que motivou a cassação de prefeito em SC

Segundo a investigação, materiais de construção comprados pela Prefeitura com dinheiro público teriam sido entregues a moradores em pleno ano eleitoral.

A situação se agrava porque, conforme apurado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), um servidor temporário (ACT) contratado pela Prefeitura teria sido o responsável por coordenar as entregas, mantendo contato com uma empresa fornecedora e levando os materiais diretamente para casas de eleitores.

Além da cassação do mandato, o prefeito Rafael foi declarado inelegível por oito anos e ainda recebeu uma multa extra de 20% do valor da causa por divulgar informações de um processo que corre em segredo de justiça.

A Justiça determinou a realização de novas eleições em Pouso Redondo. O TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) já foi comunicado para organizar o novo pleito.

Cassa mandato prefeito
Denúncia acusa políticos de compra de votos durante eleições de 2024 – Foto: TRE-SC/Reprodução/ND

O que diz o prefeito?

Apesar da decisão, o prefeito Rafael segue no cargo por enquanto. Isso porque a defesa já entrou com recurso no TRE/SC, o que suspende os efeitos da sentença até o julgamento final.

Em nota, Rafael disse que recebeu a notícia com “serenidade e surpresa” e afirmou confiar que a decisão será revertida. “Seguimos confiantes de que a Justiça vai restabelecer a vontade soberana da população de Pouso Redondo, que nos elegeu de forma expressiva e democrática”, declarou.

A defesa também reforçou que respeita o Judiciário, mas discorda do conteúdo da sentença e já está tomando as medidas jurídicas cabíveis.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!