• 7 de agosto de 2022

Campanha nacional contra poliomielite começa na segunda-feira (8)

O Ministério da Saúde lançou neste domingo (7), a  Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. De acordo com a pasta, o objetivo da ação é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. 

A partir desta segunda-feira (8), cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar as doses. Ao todo, são 18 tipo de imunizantes previstos no calendário de vacinação. A ação termina no dia 9 de setembro.

Quem pode receber a vacina?

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes:

Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite);  VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes:

HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Segundo o ministério, a partir dos três anos, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.

O ministério espera vacinar cerca de 14,3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Santa Catarina

As campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos foram lançadas na manhã da última sexta-feira (5) em Santa Catarina. De acordo com o governo do Estado, o objetivo das ações é “elevar as coberturas vacinais para proteger crianças e adolescentes de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação”.

Estado quer aumentar a cobertura vacinal de crianças –  Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul/Reprodução/ND

Florianópolis

Em Florianópolis, a Prefeitura anunciou que a partir desta segunda-feira (8) também fará parte da ação nacional de vacinação.

A Prefeitura explica que o objetivo é atingir as coberturas vacinais de toda a população, um dos maiores desafios da saúde pública atualmente.

As vacinas serão aplicadas nos Centros de Saúde, além da Van da Vacinação e o Busão da Vacinação.

Na terça-feira (9), está agendada uma reunião com as principais entidades científicas locais e apoiadores, para planejar um movimento conjunto pró-vacinação. O encontro vai acontecer às 19 horas, na sede da Associação Comunitária do Jardim Santa Mônica, que fica na Rua Coronel Maurício Spalding de Souza, 951, no Bairro Santa Mônica.

No dia 20 está marcado o “Dia D” de Multivacinação, com todas as Unidades de Saúde do município abertas para atender a população. As vacinas são destinadas para adultos e crianças.

Fonte: ND Mais

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e publique um selo para anúncio*