• 27 de julho de 2022

Anvisa determina novas regras em rótulos de alimentos

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas regras para os rótulos de alimentos comercializados, com objetivo de auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis.

Considerada a maior inovação das novas regras, um símbolo informativo nutricional deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.

Um símbolo de lupa será utilizado para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. (veja na imagem abaixo)

A tabela de informação nutricional também passará por mudanças significativas. A primeira delas é que ela terá apenas letras pretas e fundo branco, melhorando a legibilidade das informações.

Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.

Além disso, a tabela deverá estar localizada, em geral, próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua. Ela não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou de difícil visualização.

Conforme a coordenadora coordenadora-geral de Alimentação do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, a má nutrição é o principal fator que impacta na carga de doenças dos brasileiros e, como consequência, traz a obesidade e o excesso de peso como as condições mais prevalentes associadas à alimentação inadequada.

“Uma das estratégias efetivas para melhorar a alimentação dos brasileiros e prevenir a incidência de doenças é garantir a informação adequada, que permita uma rápida comparação entre os alimentos. No momento que as informações são mais claras e se permitem as escolhas, isso contribui para a nutrição e a saúde da população brasileira”, destaca Gisele.

As novas regras para rotulagem de alimentos devem entrar em vigor no dia 9 de outubro deste ano, segundo a Anvisa

Fonte: Rádio Videira

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!