• 29 de abril de 2026

Nikolas Ferreira ‘enquadra’ senadores e promete exposição de votos na sabatina de Jorge Messias

Parlamentar publicou lista de titulares e suplentes da CCJ e afirmou que congressistas favoráveis ao indicado de Lula "perderão a eleição" em 2026

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes sociais para divulgar a lista completa dos senadores integrantes da CCJ, divididos por blocos, que participarão da sabatina de Jorge MessiasFoto: Andressa Anholete/Agência Senado

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (29) para ameaçar os senadores que participam da sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

O parlamentar mineiro publicou o que chamou de “lista de votantes” e fez um alerta: quem apoiar o nome do atual advogado-geral da União (AGU) poderá perder a eleição. “Votou Messias, perdeu eleição”, escreveu.

No X (antigo Twitter), Nikolas publicou a lista dos senadores votantes, divididos pelos blocos. “Divulgaremos o voto de cada um depois”, afirmou.

Além dos titulares da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o deputado também listou os suplentes.

Ao publicar a lista de suplentes e titulares, Nikolas Ferreira declarou que os parlamentares que votarem favoravelmente à indicação de Lula para o STF ‘perderiam a eleição’Foto: Andressa Anholete/Agência SenadoAo publicar a lista de suplentes e titulares, Nikolas Ferreira declarou que os parlamentares que votarem favoravelmente à indicação de Lula para o STF ‘perderiam a eleição’Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O caminho de Jorge Messias até o STF

Jorge Messias, de 45 anos, busca a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Homem de confiança do presidente Lula e com longa trajetória no serviço público, Messias enfrenta um rito que exige paciência e articulação:

  • Sabatina na CCJ: sob o comando do senador Otto Alencar (PSD-BA), ele precisa de maioria simples (14 de 27 votos).
  • Votação no Plenário: se aprovado na comissão, o nome segue para o conjunto dos 81 senadores, onde precisa de maioria absoluta (41 votos).

Jorge Messias é o atual Advogado-Geral da União e foi indicado para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso. A sabatina é conduzida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA)Foto: Andressa Anholete/Agência Senad/ND MaisJorge Messias é o atual Advogado-Geral da União e foi indicado para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso. A sabatina é conduzida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA)Foto: Andressa Anholete/Agência Senad/ND Mais

Vale lembrar que, por lei, o voto é secreto em ambas as etapas, o que torna a “lista de traidores” de Nikolas uma ferramenta de pressão psicológica, já que o resultado individual não é divulgado oficialmente pelo Senado.

Quem é o indicado?

Natural de Pernambuco e servidor de carreira desde 2007, Jorge Messias é visto como um perfil técnico e leal. Confira os pontos principais de sua trajetória:

Braço direito de Lula, Messias atua na linha de frente do governo desde a transição em 2022. O advogado tem experiência no executivo, com passagens pelo Banco Central e BNDES.

Como AGU, atuou na defesa do decreto do IOF e na regulamentação das redes sociais. Além disso, tem se destacado pela interlocução em defesa do STF e das instituições democráticas.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!