Escola de samba levou á Sapucaí referências à trajetória de do presidente e críticas à direita
Flávio Bolsonaro reagiu contra o desfile de Lula, o que chamou de “crimes do PT na Sapucaí”Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado/ND Mais
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que irá acionar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, na noite de domingo (15).
Em publicação nas redes sociais, Flávio Bolsonaro Flávio Bolsonaro reagiu contra o desfile de Lula e afirmou que a ação será protocolada “rapidamente no TSE” e criticou o conteúdo do desfile. “Além dos ataques pessoais a Bolsonaro, eles atacaram o maior projeto de Deus na Terra: a família! Vamos vencer o mal com o bem!”, escreveu.
Primeira escola a desfilar no Grupo Especial do Rio, a Acadêmicos de Niterói estreou na elite do carnaval carioca com um samba-enredo que narrou a trajetória de Lula sob a perspectiva de sua mãe, Dona Lindu.
Logo na comissão de frente, o desfile trouxe críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, retratado como o palhaço “Bozo”. Um dos carros alegóricos também exibiu a figura de um palhaço preso com tornozeleira eletrônica, em alusão às investigações que envolvem o ex-presidente.
Além de exaltar a trajetória do atual chefe do Executivo, a escola incluiu provocações à direita. Uma das alas apresentou foliões fantasiados de latas de “família em conserva”, em referência à defesa da família tradicional.
Outra ala, intitulada “Patriotas da América”, trouxe fantasias com orelhas do personagem Mickey, tocha da Estátua da Liberdade e o boné “Make America Great Again”, símbolo da campanha do presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
A oposição sustenta que a apresentação teria configurado propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder político e econômico, por suposto uso de recursos públicos em benefício da imagem do presidente.
Michelle Bolsonaro se revolta com boneco de palhaço presidiário no desfile sobre Lula; Flávio Bolsonaro reagiu contra o desfile de LulaFoto: @vozdosamba_/X/Wilson Dias/Agência Brasil/ND Mais
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nas redes sociais que “quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião”.
Já o senador Sergio Moro (União-PR) publicou vídeo de repúdio ao desfile. “Um desfile de escola de samba, financiado pelo próprio governo federal, enaltecendo o Lula, omitindo os vários escândalos de corrupção”, criticou.
Moro ainda ironizou, dizendo ter ficado à espera de referências à Odebrecht ou ao sítio de Atibaia, temas ligados às investigações da Operação Lava Jato.
Moro ironiza desfile sobre Lula: “Faltou o carro da Odebrecht e do Sítio de Atibaia”; Flávio Bolsonaro reagiu contra o desfile de LulaFoto: Ricardo Stuckert/@lulaoficial/@sf_moro/Instagram/ND Mais
A homenagem ocorreu em meio a divergências entre aliados sobre os possíveis efeitos políticos do evento e após alertas do TSE sobre risco de irregularidades eleitorais. Tentativas anteriores de barrar o desfile foram rejeitadas.
Fonte: ND Mais