Mais de 744 mil candidatos fazem o exame e buscam certificação dos ensinos fundamental e médio
Encceja 2025: mais de 744 mil candidatos estão inscritos no exame – Foto: Reprodução/Secretaria da Educação do Acre
As provas do Encceja 2025, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, serão aplicadas neste domingo (3). Mais de 744 mil candidatos devem ficar atentos aos detalhes para não correr o risco de perder o exame.
Cerca de 114 mil participantes buscam a certificação do ensino fundamental e vão responder a quatro provas objetivas. Os outros 630 mil candidatos que farão o exame para o diploma do ensino médio, além de questões de múltipla escolha, também vão escrever uma redação.
As provas serão aplicadas em dois turnos, sempre de acordo com o horário de Brasília. Pela manhã, os portões abrem às 8 horas e fecham às 8h45. A aplicação começa às 9h e termina às 13h. No período vespertino, a entrada será liberada a partir das 14h30 e encerrada às 15h15. As provas têm início às 15h30 e seguem até às 20h30.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é obrigatório apresentar um documento oficial com foto e levar caneta preta de tubo transparente. Além disso, é recomendável levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.
É obrigatório apresentar documento oficial com foto – Foto: Divulgação/ MEC
Entre as instruções, está ainda a necessidade de guardar celulares e outros eletrônicos desligados no envelope porta-objetos antes da prova. Alguns itens como smartwatches, pulseiras e tablets também não podem ficar com o participante.
Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
Encceja é oportunidade para conclusão dos ensinos fundamental e médio – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja serve, ainda, de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro
Fonte: ND Mais