Aos 94 anos, empresário é uma das pessoas mais ricas do mundo
Warren Buffett é conhecido pela sua atuação no mercado financeiro e possui uma fortuna estimada em US$ 146 bilhões, cerca de R$ 807 bilhões. Ao longo de seus mais de 70 anos de carreira, o bilionário compartilha, frequentemente, seus conselhos de vida. Mas uma frase sobre aposentadoria causou certa polêmica.
Em uma conversa sobre aposentadoria, Buffett disse: “Se você não encontrar uma maneira de ganhar dinheiro enquanto dorme, trabalhará até morrer.”
Segundo o Yahoo Finance, sem renda suficiente (ou economias suficientes para “pagar” a si mesmo), a maioria dos aposentados em todo o mundo nunca conseguirá se aposentar.
Uma pesquisa, realizada no início de 2024, mostrou que 71% dos adultos não aposentados estão moderadamente preocupados em conseguir financiar sua aposentadoria.
Em outros países, no entanto, as regras de aposentadorias são diferentes das praticadas no Brasil. Em 2024, o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) obteve mudanças.
No texto aprovado na Reforma da Previdência, a aposentadoria ficou dividida da seguinte forma:
Os trabalhadores ativos no ano de 2019 se enquadram em algumas regras de transição que dificultam ainda mais o acesso ao benefício, incluindo a somatória de pontos e a idade mínima progressiva.
Com a nova regra, cada ano de contribuição ao INSS passa a ser equivalente a um ponto, assim como cada ano a mais na idade também adiciona outro um ponto.
Antes das regras de transição, em 2019, o número mínimo de pontos para as mulheres era de 86 pontos, já para os homens era de 96 pontos.
A Reforma estabeleceu que o total de pontos necessários vai aumentar de forma progressiva até 2033 (para mulheres) e até 2028 (para homens).
A idade mínima para aposentadoria em 2024 passa a ser de 58 anos e seis meses para as mulheres e de 63 anos e seis meses para os homens.
Assim como a regra dos pontos, a idade mínima também aumenta progressivamente e chegará a 62 anos para mulheres (em 2031) e aos 65 anos para homens (em 2027), período em que ambos vão cumprir a mesma especificação que os contribuintes que começaram a trabalhar depois da aprovação da Reforma da Previdência.
Fonte: ND Mais