• 8 de dezembro de 2022

Voluntários da Celesc constroem horta comunitária em creche de Videira

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Na manhã do último sábado (03), 15 empregados voluntários da Celesc Unidade Videira se reuniram a outros 12 voluntários (pais e professores) do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Colonata para uma missão muito especial: construir uma horta comunitária da creche. 

O Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Colonata atualmente atende 100 crianças de 02 a 05 anos, no bairro Pedreirinha (com a população estimada em 1.500 habitantes) um dos bairros com maior vulnerabilidade social do município de Videira – SC.

A Diretora, Patrícia Bresciani, solicitou a parceria da Unidade, por meio do Programa Celesc Voluntária, para a construção de canteiros de horta coberta e fechada com grades, permitindo que as crianças possam trabalhar, na prática, a sua relação com a terra e o plantio, criando vínculos saudáveis com a natureza e o meio ambiente. 

Esta prática foi idealizada enquanto um item frente ao plano de trabalho estruturado pelas professoras, objetivando ampliar o contato das crianças com os elementos da natureza, seus processos e importância para a humanidade.

Segundo a assistente social da UNVID, Djone Turazzi, que coordenou a ação, foram de quatro horas de muito trabalho: “Depois de arrancar muita grama, puxar terra, organizar canteiros e a passagem das crianças, abrir buracos para os palanques, prender a tela, fazer portão e fixar os canos que suportam o sombrite, surgiu um espaço novo, colorido, para que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas, mexam e adubem a terra, aprendam com o processo de plantio e crescimento das plantas, estabelecendo vínculo com o cuidado da natureza e a alimentação saudável”. 

Ela conta que, mesmo debaixo de sol forte, a missão foi realizada em meio a risadas, com muito companheirismo: “A parceria fortaleceu a relação entre os voluntários, além de nos deixar o sentimento bom de realização após estar tudo pronto. Desejo que cada voluntário receba o calor gostoso da gratidão dos funcionários do Cemei, dos pais e das crianças, além do meu. Que este sentimento de realização perdure durante todo o próximo ano!”.

*Matéria completa no link abaixo

Fonte: Rádio Videira

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!