• 27 de agosto de 2022

Villaggio Santa Marcelina será inaugurado em setembro

A charmosa cidade de Iomerê, no Meio Oeste de Santa Catarina, ganha um novo motivo para figurar entre as mais agradáveis da região Sul.  É o Villaggio Santa Marcelina, que inaugura suas instalações no dia 2 de setembro. Um empreendimento que mescla preservação histórica com o que há de mais moderno em termos de estrutura para eventos. Tudo, é claro, com muito bom gosto e originalidade.

O local para as instalações não poderia ser mais apropriado: o antigo Juvenato Santa Marcelina. Foi onde funcionou até 2019 um dos mais importantes estabelecimentos para a formação educacional e religiosa das noviças internas da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina no Brasil. Fundado em 1938, o Juvenato Santa Marcelina construiu uma história de mais de oito décadas com o município de Iomerê. Aliás, a história de ambos se confunde tamanha a identidade criada pelas Irmãs Marcelinas com a comunidade local.

E foi a partir deste cenário que os proprietários conceberam um projeto que traz para a região e para Santa Catarina, um novo conceito em termos de espaço para a realização de eventos como casamentos, aniversários e encontros corporativos. Adquirido em 2019, o casarão se transformou no Villaggio Santa Marcelina, passando por um primoroso processo de restauração e ampliação.

Todas as características externas do casarão de mais de 80 anos foram mantidas. Internamente o prédio passou por uma total transformação para possibilitar ao público a agradável sensação de estar num ambiente histórico, preservado e, ao mesmo tempo, desfrutando do que há de mais moderno em termos de espaço e conforto.

Estrutura para eventos

Junto ao casarão foi construído um anexo, cujas linhas arquitetônicas modernas contrastam com o prédio histórico, revelando claramente as intenções do projeto de preservar o passado, projetar o futuro e desfrutar do presente. Neste anexo funciona toda a área de serviços, contemplando uma ampla e moderna cozinha para atender ao salão de eventos.

O salão tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas sentadas, deixando expostos os tijolos originais das paredes superiores e todo o madeiramento do telhado, também original. O ambiente é totalmente climatizado, utilizando equipamento central tipo “Rooftop”, com 280 mil Btu’s de capacidade de resfriamento e também módulo de aquecimento. Além disso, conta com sistema de purificação de ar “Active Pure” (Luz UV) e sistema de renovação forçada de ar em todos os ambientes.

Um gerador de energia, dimensionado para atender grandes eventos, dá ao Villaggio Santa Marcelina autonomia e segurança.

E por falar em segurança, o salão principal e anexo são equipados com sistema de combate à incêndio tipo “sprinkler” – fabricado pela Tyco (USA), referência mundial em sistemas de combate a incêndios. A operação do sistema é totalmente automatizada e interligada ao sistema de gerador.

O projeto de tratamento acústico foi executado pelo escritório Akkerman Alcoragi e apresenta soluções acústicas atendendo às mais exigentes normas da ABNT.

Aliás, a concepção do Villaggio Santa Marcelina contou com o talento de vários profissionais renomados,  entre eles o Estúdio Carlos Fortes , que assina o projeto de luminotecnia , Renata Tilli, que elaborou  o projeto de paisagismo e Carlos R. Pedruzzi/Marcus Watson (Controle Eletroacústica), responsáveis pelo projeto de sonorização do espaço.

Área externa, Capela e Casa da Noiva

Um diferencial, que além de versatilidade, dá ao Villaggio Santa Marcelina mais alguns toques de exclusividade e requinte, é a Casa da Noiva. Um ambiente totalmente independente do salão de eventos, foi minuciosamente preparado para possibilitar à noiva seu verdadeiro dia de princesa. Ambientes climatizados, acessibilidade, estrutura completa para salão de beleza com lavatório, bancada e espelhos, sala privativa da noiva, spa privativo da noiva com banheira e maca para massagem formam este requintado e aconchegante ambiente, projetado para tornar um casamento no Villaggio Santa Marcelina uma experiência intensa e inesquecível.

Outra versatilidade do Villaggio Santa Marcelina está na possibilidade de acomodar eventos externos. A área total do imóvel é de 15.000 metros quadrados, dos quais cerca de 1.000 metros quadrados foram especialmente projetados para a colocação de tendas, com pontos de energia elétrica estrategicamente instalados e drenagem otimizada. Além disso, a área conta com uma fonte com chafariz, um túnel verde e duas grutas. Possui estacionamento para até 100 veículos, vaga para carga e descarga para caminhões, monitoramento por câmeras e wi-fi zone de alta velocidade.

A preservação histórica do antigo Juvenato poderá ser apreciada pelas pessoas mesmo fora dos eventos que acontecem no Villaggio Santa Marcelina. O projeto concebeu também o  Espaço Memórias, que será aberto ao público em datas específicas  . O local abriga a Capela, preservada e restaurada, além de outros ambientes criados para contar e reverenciar a história do local. Uma exposição de fotografias históricas e de mobiliário original do casarão compõem atualmente o acervo deste espaço . Uma tela multimídia trará ao público imagens e histórias do lugar.

O Villaggio Santa Marcelina é muito mais que um local para eventos. É um empreendimento que guarda a essência de toda uma existência em prol de uma comunidade. Este conceito é resumido pelos atuais proprietários ao expressarem a gratidão que sentem pela oportunidade de colocar em prática um projeto que une beleza, conforto, requinte e respeito pela memória de um povo. “O resumo é que nos sentimos privilegiados com a possibilidade de cuidar deste espaço”, afirmam.

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e publique um selo para anúncio*