• 24 de abril de 2021

Vida Saudável: Secretaria de educação realiza levantamento antropométrico dos alunos

A Secretaria de Educação de Videira está realizando um grande movimento de promoção de hábitos saudáveis na escola, com atenção para a alimentação. Um passo importante deste trabalho é conhecer o perfil nutricional dos alunos, através do levantamento antropométrico, que já está sendo feito em parceria com os profissionais da Fundação Municipal de Esportes.

A avaliação de peso e altura dos estudantes, é realizada anualmente por recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Com estas informações as nutricionistas do Município poderão definir a elaboração do cardápio da merenda escolar, adequado para evitar tanto a desnutrição quanto a obesidade infantil.

De acordo com a Nutricionista da Secretaria de Educação, Lenise Sartor, “este monitoramento é fundamental para a prevenção, diagnóstico e controle de futuros problemas nutricionais. A partir dele é possível promover estratégias que estimulem bons hábitos alimentares dentro da escola”.

O Secretário de Educação, Luiz Felipe Torcatto Zanella diz que os cuidados com a alimentação dos alunos vão desde a seleção dos alimentos que vão compor a merenda, priorizando produtos da agricultura familiar, até a preparação orientada do início ao fim pelas nutricionistas. “A nossa preocupação é oferecer uma alimentação saudável para as nossas crianças e jovens, para que possam aproveitar toda a dinâmica escolar, sendo estimulados desde cedo para uma vida saudável, a partir da alimentação que recebem na escola”, conclui o gestor.

Fonte: Prefeitura Municipal de Videira