• 5 de junho de 2022

VENDA +, VENDA MELHOR!

PAPO DE VENDEDOR, COM CRIS ODORIZZI (Consultor, palestrante e treinador)

Dificuldades em alavancar seu negócio? Já dizia a máxima, “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. 

Você sabe como alavancar seu negócio em tempos de crise?

Há quem diga que para ser um bem-sucedido empreendedor é preciso saber “surfar” nas ondas boas e ruins. Ou seja, não se empolgar nos momentos de boas vendas e tampouco se desesperar nas horas ruins. Não se preocupe, para tudo há um método, um “modus operandi” para proceder nas situações difíceis. Logo abaixo entrego algumas “DICAS DE OURO” para alavancar seu negócio em tempos de crise.

Primeiro, é preciso lembrar que as crises, às vezes, forçam empreendedores a fechar as lojas físicas e partir para as vendas on-line, através de sites ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp, por exemplo. O fato é que, muitos empreendedores, principalmente de cidades do interior, ainda não apostam nas vendas on-line, pois não acreditam nessa ferramenta, não se sentem seguros em atuar desta maneira.

Estamos em plena era digital, onde 80% da população é conectada a um celular, e destes, 70% já efetuaram alguma compra on-line e 50% são consumidores assíduos do “mercado digital”. Não podemos esquecer que os “novos consumidores” estão aí, de braços abertos para o mercado, prontos para consumir o seu produto. 

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE. 

Para “abraçar” esse público, algumas dicas são valiosas para que você conecte seu negócio com a forma como eles desejam ser atendidos.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

A tecnologia simplifica o dia-a-dia, mas a excelência no atendimento deve ser primordial. Quando o cenário é de crise, é preciso se dedicar para dar o seu melhor e olhar para cada etapa da cadeia de comercialização. E o atendimento ao cliente é uma das mais importantes. Nunca é demais lembrar, simpatia, educação, atenção às dúvidas dos clientes, respostas ágeis são atitudes primordiais.

Na venda online, o cliente pode estar com várias abas (lojas virtuais abertas) e, se você demorar para respondê-lo, ele fecha a sua página e entra em outra rapidamente. Pensando nisso, é importante casar o dinamismo com educação e atenção.

MOTIVAÇÃO

Quem gosta de futebol já pode ter ouvido “en las buenas y en las malas muchos más” (nas boas e nas ruins muito mais, em tradução literal). Esta é uma típica frase cantada por torcedores de times argentinos para dizer que nos piores momentos da equipe vão estar ainda mais presentes, entusiasmados. Mas e o que isso tem a ver com o mundo dos negócios?

É simples. Brasileiramente diríamos, “não deixar a peteca cair”. É importante seguir motivado mesmo nos tempos de crise. Se você acreditar no seu potencial, no da sua empresa e nos produtos que vende, certamente, passará essa sensação para o cliente e as chances de venda aumentam. Mantenha sempre sua equipe treinada, atualizada e motivada.

AVALIAÇÃO DO CLIENTES

Há quem tenha medo de ouvir o que o cliente vai dizer sobre a empresa ou um produto e não abre nenhum canal de comunicação com ele. Mas essa atitude pode ser muito negativa para o seu negócio. Afinal, é importante disponibilizar uma forma para que os clientes possam dar sugestões de como o seu negócio pode ficar ainda melhor.

PROGRAMA DE FIDELIDADE

Outra maneira que pode lhe ajudar a continuar a vender mesmo em tempos de crise, é criar um programa de fidelidade. Esse tipo de ação faz com que o cliente volte mais vezes, afinal, ele está acumulando pontos com a sua empresa para ter algo em troca. Porém, para isso, é essencial manter um bom relacionamento com o seu cliente.

PAPO DE VENDEDOR, COM CRIS ODORIZZI

(Consultor, palestrante e treinador)

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e publique um selo para anúncio*