Antes a vacina era restrita a 100 municípios e jovens de 10 a 16 anos, agora abrange todos os adolescentes de 10 a 14 anos do estado
Foto: Divulgação Secom/GovSC
A partir da próxima semana, adolescentes de 10 a 14 anos em todos os municípios de Santa Catarina poderão receber a vacina contra a dengue. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a distribuição das doses nesta sexta-feira, dia 23, para todas as regionais do estado. Até o momento, a vacinação estava restrita a 100 municípios, divididos em sete regiões, e contemplava jovens de 10 a 16 anos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a ampliação representa um avanço significativo no combate à dengue.
“A vacina é uma ferramenta fundamental de prevenção, especialmente para crianças e adolescentes. Com as novas doses, conseguimos ampliar a cobertura e garantir que todos os municípios catarinenses possam vacinar a faixa etária prioritária”, afirma.
O estado recebeu 75.600 doses da vacina e, para viabilizar a expansão da campanha, a SES firmou um acordo com os municípios para que a vacinação seja exclusiva da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, de 10 a 14 anos.
Adolescentes de 15 e 16 anos não iniciarão novos esquemas de imunização contra dengue neste momento, recebendo apenas a segunda dose aqueles que já haviam iniciado o ciclo vacinal.
A SES orienta que pais e responsáveis levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima para verificar o início da vacinação em seu município. Mesmo com a ampliação da imunização, as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti permanecem essenciais.
“O momento pede atenção e compromisso de todos. Cada atitude conta para reduzir a transmissão da doença”, destaca o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), João Augusto Fuck.
Ele reforça que o combate ao mosquito deve ocorrer dentro de casa e em áreas próximas, como quintais, vasos, calhas e qualquer recipiente com água parada.
A vacinação ampliada e a manutenção de cuidados preventivos fortalecem a proteção contra a dengue em toda Santa Catarina, garantindo segurança para adolescentes e suas famílias.
Fonte: RBV