• 9 de janeiro de 2026

Temporais ganham força em SC entre sexta e a madrugada de domingo

Confira o mapa do Estado apresentado pela Defesa Civil indicando as regiões em Observação e Atenção quanto aos temporais

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Fotos: Reprodução Canva e Defesa Civil

Santa Catarina deve enfrentar temporais com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (9) e a madrugada de domingo (11). A sexta começa com tempo estável e temperaturas em elevação ao longo do dia, mas a instabilidade retorna a partir da tarde em todo o estado.

Entre a tarde e a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (10), há condições para temporais isolados, com risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais em todas as regiões catarinenses.

Essas condições meteorológicas são provocadas pelo processo de formação de um ciclone extratropical afastado de Santa Catarina, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O sistema atua perturbando a atmosfera e intensificando as chuvas no estado.

No decorrer do sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda mantém a instabilidade. Em todo o território catarinense, seguem as condições para temporais entre a tarde e a noite, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, além de chuva pontualmente intensa, capaz de provocar alagamentos e enxurradas.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) reforça a importância de acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias pelos canais oficiais.

Recomendações da Defesa Civil

Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Fonte: RBV

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!