Risco de temporais é elevado no Meio-Oeste e em todo Litoral de Santa Catarina, segundo a Defesa Civil
Temporais devem avançar sobre SC trazendo risco de estragos durante o CarnavalFoto: Canva/ND Mais
O calor intenso e a alta umidade seguem favorecendo a formação de temporais em Santa Catarina nesta terça-feira (17) de Carnaval. A combinação dessas condições deixa o tempo instável principalmente entre o Meio-Oeste e todo o Litoral, onde o risco é considerado alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa.
Segundo informações da Defesa Civil, nessas regiões, há possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, além de transtornos como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas do estado, ob risco permanece moderado.
Para a quarta-feira (18), a tendência é de diminuição na formação de temporais em todo o estado. Mesmo assim, ainda há risco moderado no Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e em áreas do Alto Vale e do Litoral Sul.
Formação de temporais em Santa Catarina diminui nesta quarta-feira (18)Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND Mais
Outro ponto de atenção é o risco elevado de deslizamentos, principalmente em locais que já registraram grandes volumes de chuva nos últimos dias. A sensação de abafamento deve continuar predominando por causa da combinação entre calor e umidade, cenário que contribui para a formação das instabilidades.
Locais atingidos por fortes volumes de chuva correm risco de deslizamentos Foto: Freepik/ND Mais
Diante das condições previstas, a Defesa Civil de Santa Catarina orienta que a população acompanhe os avisos e atualizações nos canais oficiais e redobre os cuidados durante os temporais, procurando locais abrigados e seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Além disso, em situações de ventos fortes, a recomendação é evitar circular ou permanecer próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Já em caso de chuva intensa com alagamentos, a orientação é não atravessar ruas inundadas nem pontes ou pontilhões submersos.
Fonte: ND Mais