Meteorologistas alertam para risco de granizo, ventos fortes e chuva volumosa a partir desta quarta-feira (12)
Alerta de perigo no tempo de SC pelo Inmet avisa sobre temporais e ventos fortes nesta quarta-feira (12)Foto: Imagem gerada pela Whisk IA/ND Mais
Depois do ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina na sexta-feira (7), os catarinenses vão enfrentar uma nova mudança no tempo a partir desta quarta-feira (12). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo e tempestade para o estado até às 23h59 de hoje.
O Inmet avisa sobre perigo potencial devido a ventos intensos, de até 60 km/h, e queda de granizo no Oeste catarinense. Há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Nesta quarta-feira, a chuva atinge primeiro o Oeste e o Sul, estendendo-se às demais regiões ao longo do dia, com risco baixo a moderado para alagamentos e danos na rede elétrica.
As temperaturas variam de 20°C no Oeste a 27°C no Litoral, e o vento sopra de nordeste, com rajadas de até 50 km/h.
Ao longo do dia, a chuva avança para as regiões da Grande Florianópolis, Norte, Médio Vale, Alto Vale e Planalto Norte.
Mapa do Inmet mostra alerta de perigo para Santa Catarina: novas áreas sob risco de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo após a passagem do ciclone extratropicalFoto: Divulgação/Inmet/ND Mais
Na quinta-feira (13), a instabilidade continua, com sensação de abafamento — as máximas se aproximam dos 30°C no Oeste. O tempo segue nublado, com pancadas de chuva à tarde, porém de menor intensidade.
Na sexta-feira (14), o cenário é semelhante: sol entre nuvens, com chuva fraca e isolada nos planaltos e no litoral, e pancadas mais fortes no Oeste à tarde. As temperaturas sobem um pouco, alcançando 27°C no Oeste e 24°C nas demais regiões.
As alterações no clima ocorrem devido a um sistema de baixa pressão, similar a uma frente fria, segundo o meteorologista Piter Scheuer, da Epagri/Ciram. Instabilidades devem dominar o tempo durante o restante da semana.
O meteorologista Marcelo Martins, também da Epagri, explica que o fenômeno é resultado de um cavado, uma instabilidade nos níveis médios da atmosfera.
“Essa convergência de umidade favorece a formação de nuvens carregadas, que podem gerar chuvas intensas, raios, granizo e rajadas de vento. Essa é a condição esperada para hoje e amanhã, com o reforço da frente fria pelo oceano”, explica Marcelo.
Imagens de radares mostram instabilidade se formando no Oeste catarinense nesta quarta-feira (12), que gerou alerta de perigo no tempo em SCFoto: Divulgação/Epagri-Ciram
O fim de semana também segue com instabilidade. No Oeste, há maior possibilidade de chuva e temporais entre a tarde e a noite do sábado (15).
Outra frente fria chega a Santa Catarina, vinda do Rio Grande do Sul, no domingo (16), o que pode provocar queda nas temperaturas e tempestades intensas nas áreas próximas à divisa com o estado gaúcho.
Fonte: ND Mais