A secretaria da Agricultura de Santa Catarina lançou na última semana um programa de estímulo ao produtor rural. O Estado quer aumentar a área plantada no inverno com o objetivo de fabricar ração para ampliar a oferta de matéria-prima complementar ao milho.
Para 2021, o novo programa de incentivo ao plantio de cereais de inverno do Governo do Estado pretende subsidiar 20 mil hectares, metade do custo da semente.
O programa que destinará R$ 5 milhões será executado principalmente pelas cooperativas, sob a coordenação da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina). As cooperativas vão fornecer os insumos e as sementes para o agricultor pagar com a safra e receberão os grãos para suas fábricas de ração, ou, para repasse às agroindústrias.
O secretário da Agricultura de SC, Altair Silva, quer estimular os agricultores a aproveitarem melhor as áreas ociosas no inverno, plantando trigo ou triticale para produzir ração também com esses cereais.
Segundo comprovado em pesquisas, é possível substituir o trigo pelo milho na fabricação de ração, mas, ainda falta os agricultores plantarem e as agroindústrias comprarem antecipadamente por preços equivalentes ao milho.
A Cooperativa Central Aurora Alimentos, agroindústria do sistema cooperativo, já se prontificou em adquirir o trigo produzido pelas cooperativas se estiver dentro das especificações técnicas exigidas para a produção de ração.
Fonte: ND Mais