• 25 de setembro de 2021

SC institui ‘Dia Catarinense da Abelha’ no calendário

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Santa Catarina ganhou, na quarta-feira (22), mais um dia de festividades em seu calendário. Em decisão publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), o governador Carlos Moisés sancionou o texto que institui o dia 20 de maio como o ‘Dia Catarinense da Abelha’.

A data se aproxima do dia 22 de maio, quando é comemorado o Dia do Apicultor no Brasil. Em Santa Catarina, a ideia, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), aponta para a necessidade de políticas públicas referentes à preservação da abelha.

A partir de agora, o Estado deverá, em teoria, dar maior atenção ao tema, já que, segundo dados divulgados pela ONG Bee or Not to Be, entre os anos 2013 e 2017, foram contabilizadas cerca de 20 mil mortes de colmeias no Brasil.

Vale ressaltar que o inseto é de suma importância na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos como o mel.

Proposta na Alesc

Segundo Baldissera, o Estado é uma espécie de vitrine para a causa, já que a região é propícia para a grande variedade de espécies que possui.

“Já temos o Dia do Apicultor comemorado em 22 de maio. Para marcar também, em maio, a data do dia 20 como o Dia Catarinense da Abelha, chamamos ainda mais a atenção para a importância deste inseto para a vida, principalmente na região do sul do Brasil, onde existe uma variedade muito grande de espécies e uma diversificada tipologia climática e geográfica”, lembrou.

Vale lembrar que, em 2017, as Nações Unidas proclamaram, esta mesma data, 20 de maio, como o Dia Mundial da Abelha, contando com o patrocínio de 155 estados-membros.

Fonte: Rádio Videira

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!