• 23 de abril de 2021

Saúde: Videira implanta Centro de Acompanhamento pós-Covid

Na última semana entrou em funcionamento um serviço de saúde especializado para o atendimento de pacientes que apresentam sequelas após longos períodos de internação para tratamento da Covid-19.

O serviço será oferecido por meio do Centro de Acompanhamento Pós-Covid, instalada em dois pontos do município, um no Centro de Inovação, anexo ao Terminal Rodoviário Irio Zardo e outro no Ginásio de Esportes do Parque da Uva.

Segundo dados da Central Covid, de dezembro a março deste ano, cerca de 200 pessoas, que foram internadas por um longo tempo, apresentam sequelas, sejam motoras, respiratórias ou psicológicas. Deste universo, as que apresentam complicações mais intensas, serão contatadas pela equipe de saúde para participarem da triagem inicial.

Nesta etapa dos trabalhos do Centro de Acompanhamento Pós-Covid, acontece o contato com os pacientes, caso por caso, para verificação das queixas, medicação e exames. Após esta triagem, os pacientes passarão por consulta médica e aí serão indicados a participar do programa de reabilitação, de acordo com suas necessidades individuais.

Durante a reabilitação o paciente terá atividades orientadas com acompanhamento de educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, enfermeira e médicos. Uma rotina de monitoramento será realizada para acompanhar a progressão do paciente e sua melhora.

De acordo com o Secretário Interino de Saúde, médico Jean Pascoal, este é um trabalho de grande valor, afinal, não basta curar da Covid-19 e sim cuidar das pessoas de forma integral. “O programa de reabilitação busca oportunizar a reintegração das pessoas às suas atividades, seja do dia a dia em casa, seja no retorno ao trabalho para aqueles que ainda não conseguiram”.

Fonte: Prefeitura de Videira

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e publique um selo para anúncio*