• 10 de maio de 2021

Saúde: mamães cuidadas com carinho do gestar ao gerar

Ser mãe é um ato e coragem que envolve doação e amor. E para retribuir esse carinho todo, o Município de Videira ampara as mamães desde o início da gestação até depois do nascimento do seu bebê, oferecendo um atendimento humanizado para que elas tenham assistência e sintam-se acolhidas neste momento tão especial.

O atendimento às mamães começa nas Unidades da Estratégia da Saúde da Família dos bairros, e a partir do sexto mês passa a ser realizado no Pronto Atendimento Médico, onde é disponibilizado a elas obstetras, pediatras e equipe completa com nutricionistas, enfermeiros e técnicos para melhor atendê-las. Lá, também são realizados alguns testes, como HIV, Sífilis, Hepatite B e C e o Teste da Mãe Catarinense, um exame feito para detectar, prevenir e tratar doenças como a anemia falciforme e a talassemia major nas gestantes.

Após o nascimento, os atendimentos continuam. É hora das mamães voltarem para realizar a consulta do bebê com o pediatra, além de agendar o teste do pezinho, vacinas e próximas consultas. As vacinas são realizadas nas quartas-feiras e o teste do pezinho deve ser feito até o quinto dia após o nascimento do bebê. No ano de 2020, nasceram 781 crianças em Videira, das quais 739 realizaram o teste do pezinho na rede pública de saúde. O Município preocupa-se com a saúde da mulher e cuida das mamães do gestar ao gerar.

Fonte: Prefeitura de Videira