O programa, das Secretarias de Administração e Saúde, atingiu 1.522 servidores, com 144 iniciando atendimento especializado
Foto: Divulgação
O Movimento Janeiro Branco, criado para conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, vem apresentando resultados significativos no Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Videira.
A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Administração e Saúde, oferece atendimento exclusivo aos servidores municipais, com foco no cuidado e prevenção de transtornos mentais.
Implantado no segundo semestre do ano passado, o programa já alcançou 1.522 servidores, o que representa cerca de 69% do total de 2.200 servidores ativos do município.
Do total de servidores alcançados, aproximadamente 230 demonstraram interesse em participar do programa, e 144 iniciaram efetivamente o acompanhamento, seja por meio de avaliação psiquiátrica ou participação em psicoterapia em grupos terapêuticos.
“O Programa tem sido muito importante para mim. A forma dinâmica e reflexiva está me auxiliando a identificar gatilhos e reconhecer o que cada resposta física e mental gera nos momentos de crises e dificuldades. A forma de lidar e ter empatia com a dificuldade do outro também é debatida e isso é gera mais acolhimento!”, relata uma das servidoras atendidas.
O secretário de Administração, Dionísio Robaskewicz Neto, destaca que a iniciativa integra o Programa de Valorização do Servidor Público, criado para reduzir afastamentos relacionados a problemas mentais, como depressão, ansiedade e Síndrome do Esgotamento Profissional.

Dados do Departamento de Gestão de Pessoas indicam que, atualmente, 165 servidores estão afastados por questões de saúde, sendo 60 por diagnósticos mentais.
A secretária de Saúde, Maribel Gaio, explica que a ideia surgiu do programa interno “Cuidar de quem cuida”, que trouxe excelentes resultados para equipes de saúde e, por isso, foi expandido para todos os servidores municipais.
O atendimento é realizado por psicólogos do Sesi, com apoio de um comitê especializado, garantindo sigilo total para preservar a privacidade de cada servidor.
A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à saúde mental, promovendo acolhimento, prevenção e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Fonte: RBV