• 26 de junho de 2024

Professora acusada de dopar aluno autista em creche do Rio de Janeiro é afastada

Um exame toxicológico confirmou a presença do medicamento zolpidem no organismo do aluno autista de 2 anos

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Um menino autista de 2 anos foi dopado com zolpidem, um forte medicamento para insônia, em uma creche municipal do Rio de Janeiro. A professora e três agentes de educação infantil foram afastados nesta quarta-feira (26).

Aluno autista dopado em creche aparece sonolento e cambaleando

Imagens feitas pela mãe mostram o aluno autista cambaleando após a creche – Foto: Reprodução

O caso ocorreu no EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) Renée Biscaia Raposo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 14 de junho. A mãe do menino diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista estranhou seu comportamento ao buscá-lo na creche.

Lays de Almeida percebeu que seu filho estava sonolento, desorientado e com dificuldade para ficar em pé. A mãe levou o filho ao hospital e realizou um exame toxicológico, que constatou a presença de zolpidem no organismo.

Caixa do medicamento zolpidem

O zolpidem não pode ser prescrito a menores de 18 anos – Foto: Reprodução/R7/ND

O medicamento tarja preta é um agente hipnótico indicado no tratamento da insônia de curta duração. O zolpidem faz parte da lista de substâncias psicotrópicas controladas no Brasil e sua venda é permitida mediante prescrição médica.

Questionada pela mãe do aluno autista, a professora negou que ele tivesse sido medicado. Ela alegou que o menino teria passado mal após tomar uma vitamina de banana na creche e que estaria com sono porque é o único dos 24 alunos que não dorme na sala durante a hora da soneca.

Mãe brinca com filho autista

A Secretaria Municipal de Educação do Rio afastou as professoras presentes na sala de aula no dia do ocorrido. A pasta também informou que instaurou uma sindicância interna para apurar as circunstâncias.

O caso é investigado pela Delegacia de Santa Cruz. O aluno autista foi transferido para a Creche Municipal Adalto Bastos na mesma região e começou as aulas nesta quarta-feira.

“O meu filho foi Deus que protegeu, porque a gente foi rápido, o médico agiu rápido. Se não tivesse agido rápido,  o meu filho não estaria nem aqui para contar a história”, disse a mãe em entrevista ao Balanço Geral do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo do aluno autista dopado em creche

A família registrou em vídeo o estado do menino autista após voltar da creche no Rio de Janeiro. Confira a entrevista da mãe ao Balanço Geral:

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!