A fiação defeituosa ou antiga é uma das principais causas de incêndios em residências e prédios comerciais.
A fiação defeituosa ou antiga é uma das principais causas de incêndios em residências e prédios comerciais. Isso ocorre devido o cabeamento não ser capaz de alimentar todos os aparelhos elétricos do local.
Entre os riscos de um curto-circuito, certamente o incêndio representa um dos maiores perigos. Uma máquina ou mesmo instrumento que funciona na eletricidade podem pegar fogo depois de um curto por causa da elevada quantidade de calor liberada. O fogo tende a se espalhar se encontrar materiais combustíveis próximos, gerando o incêndio. Há, ainda, a possibilidade de explosões se houver a presença de gases.
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Videira, Leandro Flores Emmanuelli, lembra que o que poderia evitar o incêndio são os disjuntores. Eles são preparados para desarmar ao menor sinal de sobrecarga na rede. Mas quando alguém troca um disjuntor por um de capacidade maior, justamente para ele não ficar desarmando, as consequências podem ser devastadoras.
Ele finaliza lembrando que na dúvida é preciso solicitar o auxílio de uma pessoa especializada para verificar a rede elétrica nas residências.
Fonte: Rádio Videira