• 31 de julho de 2024

Prazo para Declaração do Censo Escolar termina nesta quarta

A pesquisa abrange todas as etapas do Ensino Regular, Técnico e Profissional, além da Educação Especial e de Jovens e Adultos

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

O prazo para Declaração do Censo Escolar 2024 termina nesta quarta-feira (31). Nesta primeira etapa, são considerados cinco formulários de pesquisa: Escola, Gestor escolar, Turma, Profissional escolar em sala de aula e Aluno. O Censo Escolar da Educação Básica é a principal e maior pesquisa estatística educacional do Brasil.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou o Curso de Formação Continuada do Censo Escolar 2024: 1ª etapa.

O encontro aconteceu no município de Treze Tílias, entre os dias 5 e 7 de junho, e teve como objetivo capacitar os profissionais envolvidos no processo censitário quanto aos sistemas utilizados para a coleta de dados.

Nas escolas estaduais, a coleta é realizada por meio da migração de dados a partir do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) para o sistema Educacenso (https://censobasico.inep.gov.br). A pesquisa deve ser respondida pelos diretores das escolas.

Censo Escolar da Educação Básica

Com periodicidade anual, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a União, os Estados e os Municípios, com a participação de todas as escolas públicas e privadas. Os dados declarados subsidiam diversos programas e políticas educacionais.

A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades do Ensino Regular, Técnico e Profissional, bem como a Educação Especial e a de Jovens e Adultos.

Além disso, são coletados os dados de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Atividade Complementar dos alunos matriculados em turmas de escolarização.

Após a matrícula inicial, há ainda uma segunda etapa do Censo Escolar. Denominada “situação do aluno”, esta fase é realizada no começo do ano seguinte, com a declaração dos dados de movimento e rendimento dos estudantes ao término do ano letivo.

Fonte: RBV Notícias

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!