Caso não tenha foto no e-Título ou não consiga baixá-lo a tempo, você ainda pode votar. Basta apresentar um documento de identificação com foto
Se você planeja usar o e-Título nas eleições de 2024, fique atento. O prazo para baixar ou atualizar o aplicativo termina neste sábado (05). Este app permite que você vote no primeiro turno, marcado para domingo (06), para prefeitos e vereadores.
Para o segundo turno, nas cidades onde houver, o app deve ser atualizado até 26 de outubro. Importante lembrar que o e-Título não é emitido no dia da votação.
O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto, desde que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico. Isso significa que sua foto precisa estar cadastrada no perfil do aplicativo.
Caso não tenha foto no e-Título ou não consiga baixá-lo a tempo, você ainda pode votar. Basta apresentar um documento de identificação, como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.
O título de eleitor impresso não tem foto e, portanto, não é aceito para a votação. Além disso, o aplicativo permite consultar o local de votação, justificar ausências e emitir outros documentos relacionados à Justiça Eleitoral.
Em setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que mais de 46 milhões de eleitores têm contas cadastradas no e-Título.
O e-Título está disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone. Para utilizá-lo, siga os passos:
Se precisar justificar sua ausência, siga estas etapas:
O e-Título já informa o local de votação durante a habilitação. Porém, você pode acessar a aba “Onde votar” para confirmar o endereço da sua zona eleitoral.
O aplicativo também permite emitir guias para pagamento de taxas por débitos eleitorais e certidões de quitação eleitoral. Esses recursos estão disponíveis na aba “Mais opções”.
Fonte: RBV