Santa Catarina deve ter temperaturas até 7°C acima da média
Uma nova onda de calor vai atingir o Brasil, elevando as temperaturas acima dos 40°C no Sul e Centro-Oeste. O fenômeno, que começou no Rio Grande do Sul, deve persistir até pelo menos o dia 7 de fevereiro.
A MetSul Meteorologia alerta que este episódio será longo, devido a uma bolha de calor vinda da Argentina. O tempo aberto e a entrada de ar quente pelo Rio Grande do Sul favorecem o aumento das temperaturas no país.
A previsão é que nesta segunda-feira (03), as regiões centro, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul registrem temperaturas entre 37°C e 39°C, e outras áreas entre 34°C e 36°C.
O calor vai intensificar-se ainda mais na terça-feira (04) e se manter por vários dias.
Embora o calor diminua brevemente no fim de semana, logo se intensificará novamente.
Além do Rio Grande do Sul, a onda de calor deve atingir Santa Catarina, Paraná, o extremo oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso, com temperaturas até 7°C acima da média.
A Climatempo destaca que o calor será acompanhado de chuvas isoladas, especialmente à tarde e à noite.
Embora a previsão indique um tempo quente, a presença do fenômeno La Niña favorece a passagem de corredores de umidade e provoca chuvas em algumas regiões, como no Sul do Brasil.
A meteorologista Josélia Pegorim da Climatempo explica que, apesar do calor intenso, a maior parte do Brasil terá temperaturas dentro da normalidade, com umidade e chuvas frequentes.
Fonte: RBV Notícias