Uso do ar-condicionado pode aumentar entre 10 e 20% o consumo de gasolina e afetar o bolso dos motoristas
Com a chegada das altas temperaturas, o ar-condicionado do carro se torna indispensável para muitos motoristas que desejam manter a temperatura do dentro do carro fresca.
No entanto, o uso do ar-condicionado pode aumentar entre 10 e 20% o consumo de gasolina, o que afeta diretamente o bolso dos motoristas, especialmente em viagens longas.
Um simples e eficaz truque para reduzir o consumo é ativar o modo de recirculação do ar-condicionado.
Esse botão é facilmente identificável por um ícone de seta circular, que permite que o sistema use o ar que está no compartimento do passageiro em vez de resfriar constantemente o ar externo.
Ao reduzir a carga de trabalho do compressor, o consumo do combustível é reduzido sem sacrificar o conforto térmico no interior do veículo.
Recomenda-se usar o ar-condicionado somente quando necessário e combiná-lo com o sistema de ventilação natural.
Além disso, reduzir a velocidade em trechos urbanos e evitar freadas muito bruscas pode ter um impacto positivo na eficiência do combustível.
O uso dessas práticas não só ajuda a reduzir os custos de combustível, mas também ajuda o meio ambiente ao reduzir as emissões. Essa pequena mudança de hábito pode fazer uma grande diferença no consumo de combustível, sem perder o conforto na condução diária.
Fonte: ND Mais