• 16 de março de 2021

Neuropediatra palestra sobre autismo para estudantes de Pedagogia

Estudantes e professores do curso de Pedagogia da Unoesc Videira participaram de palestra ministrada pela médica pediátrica e neurologista Fernanda Bonilla Colomé. O encontro on-line foi realizado na quarta-feira, 10 de março e discorreu sobre a Neuropediatra na escola: uma formação para futuros pedagogos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em sua fala, dra. Fernanda abordou a educação especial, neurodesenvolvimento, conceitos, história e sinais de alerta, critérios e diagnóstico, níveis e pilares do tratamento, e a importância do professor na percepção dos sinais do autismo.

Durante todo o momento, houve efetiva participação de todos os acadêmicos, que utilizaram o bate-papo para sanarem dúvidas.

A palestra é resultado de pesquisa de mestrado que a palestrante desenvolve por meio do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde, na Faculdade Pequeno Príncipe, em Curitiba, com orientação da Professora e dra. Maria Rosa Machado Prado.

Antes e após o encontro virtual, os acadêmicos de Pedagogia da Unoesc Videira colaboraram respondendo questionários, que após  conclusão do Mestrado, Fernanda divulgará os resultados obtidos socializando suas percepções com os participantes.

A mestranda agradeceu a Unoesc por meio da coordenação do curso de Pedagogia, pela acolhida e compartilhamento do seu trabalho com os estudantes e futuras pedagogas, a quem ela delega importância na compreensão e recepção amorosa da criança com TEA, na escola. Da mesma forma, a Unoesc agradeceu a disponiblidade da profissional em dividir suas importante experiências com os participante, convidando-a para retornar ao campus.

Fonte: Comunicação Unoesc – Campus Videira