Candidatos não aprovados na chamada regular do Sisu 2026 devem manifestar interesse em uma opção de curso para participar da lista de espera
Sisu 2026 aceita as notas das três últimas edições do EnemFoto: Arquivo/Agência Brasil/ND Mais
O resultado da chamada regular do Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificada) foi disponibilizado nesta quinta-feira (29). Os candidatos já podem conferir se foram aprovados em uma das duas opções de curso superior escolhidas no momento da inscrição.
Quem não foi selecionado ainda pode entrar na lista de espera para vagas remanescentes entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, dia em que começa o período de matrículas.
O Sisu permite que estudantes utilizem a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingressar em universidades e institutos públicos. Neste ano, o processo seletivo abriu 274 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições de todo o Brasil.
Candidatos têm até o dia 2 de fevereiro para manifestar interesse e entrar na lista de espera do Sisu 2026Foto: Reprodução/ND
O sistema passou a aceitar em 2026 as notas das últimas três edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Até então, somente o resultado da prova mais recente era válido.
O resultado do Sisu 2026 pode ser consultado diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, em sisualuno.mec.gov.br, ou por meio da Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.
Sisu 2026 oferece 274 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superiorFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Dvulgação/ND
Na chamada regular, são aprovados os candidatos com as maiores notas, em ordem decrescente, até o limite de vagas de cada modalidade. Após essa fase, as instituições são responsáveis por convocar os candidatos da lista de espera conforme a classificação e a manifestação de interesse.
O candidato aprovado no Sisu 2026 deve consultar o site oficial da universidade ou instituto para verificar os prazos e procedimentos de matrícula, incluindo a forma de entrega da documentação, os períodos e horários definidos para a matrícula e demais etapas do processo.
A lista de espera é a última etapa do Sisu 2026, após a divulgação do resultado da chamada regular e o fim do prazo para manifestação de interesse. Os estudantes têm até segunda-feira (2) para se manifestar.
Para participar, o candidato não pode ter sido aprovado em nenhuma das opções de curso. A manifestação de interesse é feita para apenas uma das duas opções selecionadas. Vale lembrar que a entrada na lista de espera não é automática, é obrigatório confirmar o interesse.
As convocações são feitas diretamente pelas instituições de ensino, que definem datas e formas de divulgação, por isso o candidato deve acompanhar os canais oficiais da universidade.
Fonte: ND Mais