Nove municípios do Oeste tem escolas em greve. Em Chapecó, três instituições confirmaram que fazem parte da mobilização
São 38 escolas em greve na Regional de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A mobilização iniciou nesta terça-feira (24) em todas as regiões do Estado e deve atingir nove municípios da região Oeste.
O objetivo da grave é reivindicar melhores salários, condições adequadas de trabalho e concurso público. Nesta terça-feira, às 14h, a mobilização terá um ato em frente à Coordenadora Regional de Educação – CRE/SC de Chapecó.
As informações foram repassadas pelo coordenador do Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação do Estado de Santa Catarina – Regional Chapecó – professor Cleber Ceccon.
O coordenador detalhou que foram deliberadas as reivindicações no dia 4 de abril na Assembleia Estadual com mais de 5 mil professores. As principais pautas tratam do:
Carca de 800 profissionais fazem parte das escolas da regional. Mas, nem todos os professores vão aderir à greve.
Conforme o supervisor regional de Educação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Maurício Passos Pinheiro, todas as 19 escolas nos 7 municípios de abrangência da coordenadoria estarão abertas e recebendo estudantes.
Ainda conforme o supervisor, alguns professores vão participar da paralisação, e a escola com mais adesão de educadores é Escola Estadual de Educação Básica Dom Orlando Dotti. A 10ª Coordenadoria Regional de Educação atende 8600 alunos.
Segundo a coordenadora regional de Educação de Videira, Girlene Adriana Borsoi, nas escolas de abrangência da coordenadoria, não é possível afirmar a quantidade correta de quantos professores irão aderir à greve.
“Nossas escolas estarão funcionando normalmente para atender os alunos no período que estão matriculados, as equipes gestoras e os professores que não aderirem atenderão com horário e atividades diferenciadas, se for o caso, para os alunos que estiverem na escola”, finalizou Girlene.
Fonte: ND Mais