Chanceler diz que Brasil quitou dívida há 20 anos e critica postagem ofensiva do presidente argentino; veja mais
Presidente da Argentina Javier Milei mostrou Brasil como favela em postagem polêmica nas redes sociaisFoto: Reprodução/ND/Javier Milei/@javiermilei/Instagram
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reagiu à publicação do presidente da Argentina, Javier Milei, que associava o Brasil a uma favela em um mapa divulgado nas redes sociais.
Em resposta ao mandatário argentino, o chanceler afirmou que o ‘Brasil não deve um centavo ao FMI’ e destacou dados positivos do país em comparação à Argentina.
“Temos uma moeda estável há 30 anos, há 20 anos quitamos nossa dívida e não devemos sequer um centavo ao FMI”, declarou Vieira.
“Com o presidente Lula na Presidência, o Brasil se moderniza e enfrenta seus problemas sociais, não os varre para baixo do tapete. Tem cidades modernas, uma economia em crescimento, os mais baixos níveis de desemprego, reservas internacionais de U$ 360 bilhões e acaba de sair novamente do Mapa da Fome, com recursos próprios”, afirmou o chanceler em entrevista à Folha de S.Paulo.
O posicionamento do ministro ocorreu após o presidente argentino, Javier Milei, compartilhar um mapa da América do Sul que retratava o Brasil como uma “favela”, publicação que gerou repercussão diplomática e críticas de integrantes do governo federal.
Ministro de Lula rebate Milei após Brasil ser ‘taxado’ de favelaFoto: avier Milei/@javiermilei/Instagram
Segundo informações da Folha de S.Paulo, o conteúdo foi interpretado como ofensivo e incompatível com a tradição de diálogo institucional entre os dois países por membros do governo Lula.
Fonte: ND Mais