• 18 de dezembro de 2025

Lula bate o martelo e diz que vai vetar PL da Dosimetria: ‘Com todo respeito ao Congresso’

Presidente afirma que não autorizou acordo no Congresso e promete barrar projeto que pode reduzir penas do 8 de Janeiro

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Lula confirma veto a projeto que pode reduzir pena de BolsonaroFoto: Reprodução/ND Mais

O presidente Lula (PT) confirmou nesta quinta-feira (18), que vai vetar o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, aprovado pelo Senado na noite anterior. A proposta reduz penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro e pode beneficiar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei”, afirmou Lula, em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.

A fala encerra qualquer dúvida sobre a posição do Planalto diante do texto, que vinha sendo acompanhado com atenção desde que avançou no Congresso.

Lula diz que veterá o PL da Dosimetria:

Lula diz que vai vetar o PL da Dosimetria quando “chegar à mesa”Vídeo: Reprodução/ND Mais

Governo nega acordo para aprovação do PL da Dosimetria

Além de anunciar o veto ao PL da Dosimetria, Lula negou que tenha havido qualquer acordo entre o governo e o Senado para viabilizar a votação do projeto.

“Se houve acordo com o governo, eu não fui informado. Então, se o presidente não foi informado, não houve acordo”, declarou.

A resposta foi uma reação direta a relatos de bastidores feitos por senadores durante a sessão. Parlamentares afirmaram que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), teria participado de uma articulação para que o projeto fosse votado ainda na quarta-feira.

Votação no Senado e bastidores

O PL da Dosimetria foi aprovado com 48 votos favoráveis e 25 contrários. Durante o debate, senadores mencionaram que a antecipação da votação estaria ligada a um possível acerto político envolvendo outro tema sensível ao governo.

Segundo esses relatos, em troca da votação do projeto, seria pautado o PLP nº 128/2025, que prevê cortes em benefícios fiscais. A proposta é considerada estratégica pelo Executivo para equilibrar as contas públicas e preparar o cenário fiscal para o ano eleitoral de 2026.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!