Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, andou por mais de 20 km e chegou sozinho à base da montanha após se perder em trilha no Ano-Novo
Jovem desaparecido no Pico Paraná desceu montanha sozinhoFoto: Reprodução/ND
Roberto Farias Thomaz, que estava desaparecido no Pico Paraná há cinco dias, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5). O jovem de 19 anos era procurado pelos bombeiros em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo a CNN, ele andou por mais de 20 km e chegou sozinho à base da montanha, em uma fazenda Cacatu, no município de Antonina. Roberto fez uma chamada de vídeo para anunciar que estava vivo.
“Estou cheio de roxo no corpo, várias escoriações, não consigo enxergar porque perdi meu óculos, estou sem bota. Mas eu estou bem”, disse em ligação à família.
O jovem desapareceu após fazer uma trilha na última quarta-feira (31), acompanhado da amiga Thayane Smith. Ela contou à Ric Record Paraná que deixou o amigo no percurso.
A operação de buscas envolveu:
Roberto e Thayane se encontraram no dia 31 de dezembro de 2025, em um terminal de ônibus em Curitiba, e seguiram até o Pico Paraná com o objetivo de assistir ao primeiro nascer do sol de 2026 do ponto mais alto do estado.
Eles se conheciam havia pouco tempo e teriam se encontrado apenas algumas vezes antes da viagem. Após passar a virada no cume, Thayane conta que Roberto passou mal e não conseguiu acompanhar o ritmo do grupo de trilheiros.
“Assumo meu erro”, diz amiga que abandonou jovem desaparecido no Pico ParanáFoto: Arquivo pessoal/Reprodução/ND Mais
A amiga o deixou sozinho e desceu até o acampamento, levando o celular e a carteira do rapaz. Ela chegou por volta das 7h50 e dormiu até cerca de 9h, quando os demais trilheiros a questionaram sobre o paradeiro de Roberto.
“Esse foi meu erro. Eu conversei com família e eu assumo meu erro. Eu sei que errei nisso de ter deixado ele ter vindo sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu”, disse Thayane em entrevista.
O grupo tentou buscá-lo, mas foi orientado pelos bombeiros a não retornar ao local. Testemunhas afirmam que o jovem desaparecido no Pico Paraná chegou a vomitar durante a trilha e teve um desentendimento com Thayane.
A PCPR (Polícia Civil do Paraná) apura o caso como desaparecimento, sem indícios de crime. Uma pessoa que acompanhou Roberto durante o percurso está sendo ouvida, mas a identidade não foi divulgada.
Fonte: ND Mais