Benefício da isenção do IPVA 2026 para idosos não é concedido de forma automática e exige o cumprimento de critérios que podem variar entre as unidades da federação
Idosos têm direito à isenção do IPVA 2026 caso apresentem algumas condições específicasFoto: Freepik/ND
Uma das maiores despesas no orçamento dos motoristas é o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), mas os idosos podem estar perdendo a chance de economizar.
Com a ampliação de direitos, muitos condutores acima de 60 anos já podem garantir a isenção total do IPVA 2026.
A isenção do IPVA é um benefício que permite a aposentados e idosos ficarem livres do pagamento anual do imposto. Embora seja o ponto de partida, o benefício não é concedido de forma automática e exige o cumprimento de critérios que podem variar entre as unidades da federação.
O foco desta medida é garantir maior estabilidade financeira a quem possui renda fixa, ajudando a custear necessidades prioritárias como medicamentos e custos especializados.
Mesmo assim, muitos condutores acima dos 60 anos são alvos de golpes de criminosos que tentam se aproveitar das novas tecnologias disponíveis para conseguir dinheiro.
Para ter acesso à isenção do IPVA 2026, o requisito básico é ter 60 anos ou mais. Contudo, na maioria dos estados brasileiros, a idade deve estar aliada a condições específicas de saúde que impactam na mobilidade ou condução. Ou seja, a pessoa precisa ser portadora de alguma condição ou deficiência.
Muitos idosos desconhecem que doenças comuns na terceira idade são classificadas como isenção total. Entre elas estão:
Essas condições devem ser comprovadas por laudos médicos detalhados e em alguns casos, perícias realizadas pelo próprio órgão de trânsito.
Algumas dessas regras variam por estados brasileiros, sendo assim, é fundamental a consulta a Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado, pois as leis são diferentes em cada estado.
Caso você se enquadre nesses requisitos, o pedido deve ser formalizado junto à Sefaz onde o veículo está registrado. Veja o roteiro básico:
Fonte: ND Mais