Os municípios de Iomerê, no Meio-oeste catarinense, e Lamon, na região de Belluno na Itália, já estão oficializados como cidades coirmãs e iniciam nos próximos meses intercâmbio cultural, educacional e técnico. A parceria foi oficializada no final do mês de maio, quando uma comitiva de Iomerê visitou Lamon e o documento final, chamado na Itália de Gemellaggio, foi assinado pela prefeita de Lamon, Ornela Noventa, e pela prefeita de Iomerê, Luci Peretti.
Além da prefeita, participaram da comitiva de Iomerê o presidente da Associação Família Bellunese di Iomerê e membro do conselho estadual de turismo, Yuri Piccoli Hentz, o vice-presidente da Associação, Luciano Colissi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Aleomar Penso.
De acordo com Yuri Piccoli Hentz, a comitiva cumpriu plenamente seus objetivos que eram representar oficialmente o município de Iomerê e, a partir da assinatura do documento, obter resultados práticos para o intercâmbio entre as duas cidades.
A comitiva brasileira teve agenda lotada durante sua permanência na Itália. Em Lamon, conheceu um pouco mais dos trabalhos das associações e das comunidades, participando de refeições preparadas por chefes de cozinha locais, encontros com autoridades italianas e momentos culturais. Foi apresentado aos italianos, em uma mostra cultural, o livro “Iomerê em Tempos”, que dedica algumas de suas páginas para contar um pouco da história que une Lamon e Iomerê.
Também se reservou um momento para a vista ao antigo vilarejo de Bellotti de Lamon, local que permanece praticamente intocado desde a partida dos imigrantes, dando assim uma real impressão do estilo de vida dos antepassados que construíram a união dos dois países, em especial dos dois municípios.
A comitiva foi recebida também pelo prefeito de Belluno, Mariano Savastrano – que exerce função semelhante à de governador da microrregião de Belluno, onde está inserida Lamon. De acordo com Piccoli, o prefeito interessou-se pelos projetos culturais que estão sendo iniciados, uma vez assinado o Gemellaggio. “Ele também aceitou o convite para visitar Iomerê nos próximos meses”, conta.
Ainda em Belluno, aconteceu uma coletiva de imprensa na sede da Associação Bellunese Nel Mondo, que garantiu para o Gemellaggio destaque em seis jornais impressos e em uma emissora de televisão italiana.
Em Veneza, sede da região do Vêneto, a comitiva foi recebida no palácio do governo pela assessora de cultura Edda Batistela. Na conversa, o início dos projetos de intercâmbios culturais, educacionais e técnicos.
Fonte: Rádio Videira