• 23 de julho de 2025

Guerra na Ucrânia: família é avisada de morte de combatente de SC; governo não confirmou

Gustavo Viana Lemos, natural de Laguna, está sem dar notícias desde o fim de junho

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Guerra na Ucrânia: Gustavo Viana Lemos, de 31 anos, é de Laguna, Sul de Santa Catarina – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

A família de Gustavo Viana Lemos, de 31 anos, natural de Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, recebeu a informação, nesta semana, de que ele morreu durante uma missão na Ucrânia. O catarinense atuava como voluntário do exército local na guerra desde fevereiro, mas a última vez que deu notícias foi em junho.

“É uma situação muito difícil. Infelizmente, é uma notícia que acaba com o nosso dia. O Lemos era um irmãozão. Falei com ele antes dele ir para essa missão”, informou um colega combatente, por meio de um vídeo nas redes sociais, ao confirmar a morte do catarinense.

Gustavo Viana Lemos serviu à Marinha do Brasil, em Laguna, antes de se voluntariar para atuar na Guerra na Ucrânia. A família, que é do bairro Vila Vitória, informou que o catarinense mantinha contato direto, no entanto, está desde o dia 29 de junho sem se comunicar.

“Estamos sem falar com ele desde o dia 29 de junho, que foi quando ele nos comunicou que estava indo para a missão e ficaria sem contato até voltar”, disse a prima do catarinense, Mariana Bonazza, ao ND Mais.

Guerra na Ucrânia: família não recebeu confirmação oficial do governo

Apesar dos colegas terem anunciado a morte, o governo brasileiro ainda não fez o anúncio à família. Uma mensagem recebida pela prima, da embaixada brasileira, diz que o órgão só poderá confirmar as informações após o recebimento de uma notificação oficial das Forças Armadas da Ucrânia. A não confirmação oficial ainda dá esperanças aos familiares.

A reportagem do ND Mais tentou contato com o Itamaraty, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto.

“Por mais que a gente já saiba, a confirmação oficial tira qualquer esperança para que todos fiquem em paz, inclusive a alma dele. Querendo ou não, os pais dele, lá no fundo, ainda tem aquela esperança”, acrescentou a familiar.

De forma oficial, a prima acredita que não vai ter informações tão cedo sobre a morte de Gustavo na Guerra na Ucrânia. “Pelo o que dizem os soldados de lá, amigos dele, tem gente morta há três meses e a família não foi informada ainda”, pontuou.

Guerra na Ucrânia: Gustavo Viana Lemos atuava como combatente voluntário – Foto: Reprodução/Redes Sociais/NDGuerra na Ucrânia: Gustavo Viana Lemos atuava como combatente voluntário – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

Sobre a Guerra na Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 e, desde então, ocupa áreas significativas do leste e sul ucraniano. As forças russas tomaram grandes partes do território na região de Kharkiv nos primeiros dias da invasão.

A entrada dos ucranianos na organização é visto como o principal motivador do ataque russo.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!