• 10 de setembro de 2025

Governo rebate EUA após fala de porta-voz de Trump sobre o uso de poder militar

A porta-voz da Casa Branca afirmou que a liberdade de expressão é prioridade do governo e que Trump “não tem medo de usar o poder econômico e o poder militar dos EUA” para garanti-la

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

A porta-voz de Trump afirmou que o governo já aplicou medidas em relação ao Brasil, mas não há previsão de ações adicionais – Foto: Reprodução REUTERS/ ND

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (9), a porta-voz do governo dos Estados Unidos, Karoline Leavitt, falou sobre o posicionamento do presidente Donald Trump em relação à possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A representante da Casa Branca disse que os EUA não tem medo de usar forças militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo.

O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) respondeu à declaração afirmando que o governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso de força contra a democracia.

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania. O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”, foi dito em nota.

O que disse a porta-voz de Trump sobre o Brasil?

Ao ser questionada sobre se os EUA tomaria medidas em relação ao julgamento de Bolsonaro, Leavitt afirmou que Trump atua para garantir a liberdade de expressão.

“Posso dizer que essa é uma prioridade para o governo. O presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poder econômico e o poder militar dos EUA para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, disse à imprensa.

EUA já aplicaram sanções e tarifas ao Brasil – Foto: Joyce N. Boghosian/White House/NDEUA já aplicaram sanções e tarifas ao Brasil – Foto: Joyce N. Boghosian/White House/ND

A porta-voz de Trump reiterou que ações significativas em relação ao Brasil já foram tomadas, fazendo referência à aplicação de sanções e tarifas. Segundo ela, as ações têm o objetivo de “garantir que países ao redor do mundo não estejam punindo seus cidadãos”.

No entanto, afirmou não haver medidas adicionais previstas.

Porta-voz de Trump reforça que liberdade de expressão é prioridade do governo – Foto: Divulgação/Casa Branca/NDPorta-voz de Trump reforça que liberdade de expressão é prioridade do governo – Foto: Divulgação/Casa Branca/ND

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!