• 14 de abril de 2025

Governo de SC estuda novo contorno viário no Morro dos Cavalos

Se os estudos confirmarem a viabilidade, a proposta será apresentada ao Governo Federal para parceria

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) a aprofundar os estudos de viabilidade para a construção de um contorno viário na BR-101, em Palhoça, como alternativa para o tráfego no Morro dos Cavalos. Caso esses estudos apontem a viabilidade da proposta, o próximo passo será apresentar a ideia ao Governo Federal para buscar uma parceria.

A proposta de um contorno viário é uma solução que tem sido discutida há anos, especialmente devido aos constantes congestionamentos e aos riscos elevados de acidentes na região, como o grave acidente ocorrido no dia 6 de abril.

A construção do contorno, segundo o governador, seria uma opção mais econômica que a construção de um túnel, mas, antes de qualquer decisão, é fundamental a realização dos estudos necessários.

Caso se confirme a viabilidade, a proposta será apresentada ao Governo Federal, com o objetivo de viabilizar o financiamento da obra.

“Eu já autorizei a Secretaria a estudar alternativas, inclusive um contorno que seria mais barato que um túnel. É claro, é tudo um estudo, mas tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria. Nosso estado é parceiro para dividir a obra. A gente briga pelo que é nosso, mas a gente também conversa para se chegar a uma solução”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Para financiar essa obra, o governo estadual pretende utilizar os R$ 370 milhões que foram investidos em obras federais nas gestões anteriores, recursos que o atual governo está buscando cobrar de volta da União.

A solução para o Morro dos Cavalos é uma demanda histórica da população e dos transportadores que enfrentam diariamente os desafios da região.

A articulação política da bancada federal será essencial para acelerar esse processo e transformar a proposta em realidade.

Fonte: RBV Notícias

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!