Casal e dois filhos menores de idade tiveram que deixar imóvel em Otacílio Costa, na Serra Catarinense, nesta segunda-feira (13)
Nível do rio em Otacílio Costa sobe e deixa família desabrigadaFoto: Divulgação/Prefeitura de Otacílio Costa/ND Mais
O nível do Rio Canoas, em Otacílio Costa, na Serra Catarinense, atingiu o pico de 6,61 metros na manhã desta segunda-feira (13). Com o avanço da água, uma família ficou ilhada e precisou deixar a residência no bairro Fátima.
O casal e os dois filhos menores de idade tiveram que deixar o imóvel e foram acolhidos por familiares.
Segundo a Defesa Civil, o aumento do nível do Rio Canoas provocou o represamento do Rio Desquite, fazendo com que a água invadisse a área da residência.
Nível do rio em Otacílio Costa sobe e deixa família desabrigadaFoto: Divulgação/Prefeitura de Otacílio Costa/ND Mais
A casa ficou isolada pela enchente, e a família precisou ser retirada com apoio de uma ponte móvel construída pelas equipes do município.
Antes de sair da residência, a família conseguiu colocar móveis e demais pertences no andar superior da casa, evitando maiores prejuízos.
Há mais de duas semanas, o nível do Rio Canoas preocupa moradores de Otacílio Costa. O rio, considerado o principal causador das cheias no município, segue sendo monitorado pela Defesa Civil devido às oscilações provocadas pelas chuvas.
Nível do rio em Otacílio Costa sobe e deixa família desabrigadaFoto: Divulgação/Prefeitura de Otacílio Costa/ND Mais
O acompanhamento é feito de hora em hora. Na manhã desta segunda-feira (13), o rio atingiu 6,61 metros e, no início da tarde, baixou para 6,58 metros, indicando uma redução gradual.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Otacílio Costa, Fabiano Ludvig, a tendência é de melhora nos próximos dias, com a previsão de tempo mais seco.
“Seguimos monitorando o nível do Rio Canoas de hora em hora e, felizmente, já observamos uma pequena redução. A previsão do tempo indica dias sem chuva, o que deve contribuir para a continuidade da baixa do rio. Neste momento, mantemos o acompanhamento das áreas mais vulneráveis e orientamos a população a permanecer atenta aos comunicados oficiais da Defesa Civil”, destacou Fabiano Ludvig.
O coordenador reforça que a Defesa Civil continuará acompanhando a evolução do nível do Rio Canoas e prestando assistência às famílias que necessitarem. Em caso de qualquer situação de risco, a orientação é que a população entre em contato imediatamente com os órgãos responsáveis.
Fonte: ND Mais