• 5 de março de 2021

Falsas oportunidades de emprego tomam conta em redes sociais

Nesta pandemia, algumas pessoas acabaram perdendo seus empregos e agora acabam buscando nas redes sociais alguma oportunidade de trabalho.

Aí está uma grande armadilha para quem acredita em alguns anúncios feitos principalmente pela rede social Facebook, onde oferecem vagas de emprego, como babá, motorista, cuidador de idosos, entregador entre outros.

Elas parecem atraentes: carteira assinada, salário de até R$ 2.000 com benefícios e sem necessidade de experiência. Tais ofertas, no entanto, são falsas e servem como chamariz para um esquema de roubo de dados de perfis que se mostram interessados.

Muitos destes anúncios estão sendo publicados em grupos que contém um maior número de pessoas, mas sem nenhuma credibilidade.

Nas publicações aparecem alguns links maliciosos que direcionam para uma outra página fazendo com que elas preencham seus dados, como telefone, nome, CPF, endereço, e-mail.

A orientação é de não abrir esse tipo de link e denunciar na própria página do Facebook. Muitas destas publicações nem mesmo o dono do perfil sabe que está sendo usado seu nome.

Caso receba isso, troque sua senha se for necessário da sua rede social e de seu e-mail. Mantena sempre seu computador ou celular com um bom antivírus para evitar perder seus dados e contas. No caso de clonagem do WhatsApp faça a confirmações em duas etapas, assim você dificultará que alguém possa clonar seu número.

Dicas para saber se a vaga é verdadeira:

* Observe o tempo de divulgação da vaga, investigue a credibilidade da empresa que oferece o emprego.

* Verifique a que consultoria ou empresa a oportunidade está vinculada e vá diretamente ao site desta empresa

* O principal indicativo é a pessoa dizer que você tem que pagar para participar do processo seletivo

* Vagas confidenciais, quando você, tem que fazer o cadastro para saber de que se trata.

* Desconfie de Vagas com benefícios generosos

* Se dirigir ao local onde está havendo recrutamento, investigue se é verdade. Para não perder tempo e dinheiro com deslocamento.

Fonte: Rádio Vitória

Fique ligado nos conteúdos!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Anuncie sua Empresa

Contrate uma assinatura e publique um selo para anúncio*