Cerca de 1.100 famílias foram prejudicadas, com perdas nas culturas de soja, milho e pecuária leiteira
A estiagem que atinge Campos Novos, conhecido como “Celeiro Catarinense”, já causou prejuízos superiores a R$ 44 milhões. O levantamento foi feito pela Epagri e órgãos locais, a pedido da prefeitura, para solicitar um Decreto de Situação de Emergência ao Governo do Estado.
Em reunião realizada no dia 30 de janeiro, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e representantes da Defesa Civil e da administração municipal decidiram avaliar os danos.
A estiagem teve seu pico no final de dezembro e janeiro, afetando aproximadamente 70% da área do município.
O relatório, elaborado pela Epagri, CMDR, Secretaria Municipal de Agricultura e outros parceiros, revelou que cerca de 1.100 famílias foram impactadas. As principais culturas prejudicadas foram soja, milho e pecuária leiteira.
O engenheiro agrônomo da Epagri, Ademilso Sitneski, afirmou que as perdas totais na agricultura são estimadas em R$ 44,7 milhões.
Ele destacou que o Decreto de Emergência pode abrir portas para políticas públicas que ajudem os produtores a minimizar os impactos da seca.
Além dos prejuízos agrícolas, a falta de água também afetou a região. A SAMAE prestou atendimento a 40 famílias para fornecimento de água potável, enquanto a Secretaria de Agricultura e Obras ajudou 50 famílias com água para o abastecimento de animais.
O relatório foi entregue à Defesa Civil e à Secretaria da Agricultura em 3 de fevereiro e agora está sendo analisado para que o Decreto de Situação de Emergência seja publicado, permitindo a adoção das medidas necessárias.
Fonte: RBV Notícias