• 9 de fevereiro de 2024

Dengue tipo 2 deixa Concórdia em alerta: ‘Um dos mais agressivos’

Ao todo, cinco casos de dengue já foram registrados no município; a Vigilância Epidemiológica busca maneiras de controlar os focos

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Na tarde da última quinta-feira (8), foi registrado um novo caso de dengue em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina. Ao todo, são cinco casos da doença confirmados no município.

O caso registrado é de uma paciente mulher, que reside no bairro Vista Alegre. Entre os outros pacientes, um deles é variante tipo 2. Foi o primeiro que ocorreu no município e gera um alerta.

Dengue tipo 2 é considerada uma das mais “agressivas”

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, possui quatro tipos diferentes.

O tipo 1, é o que desenvolve epidemias mais rapidamente e é o mais encontrado nas regiões. A pessoa que desenvolver o tipo 1 da doença adquire imunidade.

A preocupação da Vigilância Epidemiológica do município é a transmissão em grande escala da dengue tipo 2, que foi identificada em um dos pacientes.

Segundo especialista do Hilab, a dengue tipo 2 ocorre quando uma pessoa é infectada pelo segundo tipo do vírus, conhecido por ser um dos mais agressivos.

Após contrair a doença, o paciente desenvolve imunidade contra o tipo específico pelo qual foi infectado, mas continua vulnerável aos outros três tipos.

Pacientes que foram infectados pela dengue mais de uma vez enfrentam um risco de desenvolver uma forma mais grave da doença, que possui uma taxa de mortalidade mais elevada. – Foto: freepik/reprodução/nd

No ano de 2022 o município passou por uma epidemia do tipo 1 e como a população foi previamente exposta à variante tipo 1, agora ela está suscetível à nova variante tipo 2, pois não possui imunidade contra ela.

Pacientes que foram infectados mais de uma vez enfrentam um risco de desenvolver dengue hemorrágica, uma forma mais grave da doença, que possui uma taxa de mortalidade mais elevada.

Como evitar o contágio?

Uso de repelente é essencial – Foto: Diego de Bastiani/Seduc

Durante uma reunião entre os membros da administração do município, foram citadas algumas maneiras de evitar o contágio da dengue. Alguns deles foram o uso contínuo de repelente e a eliminação de criadouros.

As equipes de saúde de Concórdia intensificaram as visitas, instigando a população para se prevenir e evitar o mosquito.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!