A falta afeta farmácias públicas e comerciais
A Secretaria de Saúde de Videira vem enfrentando um grande desafio no início deste ano. É a falta de vários medicamentos nas distribuidoras do Brasil e, consequentemente, na farmácia básica do município.
É o caso das insulinas NPH e Regular, que é fornecida mensalmente pelo Ministério da Saúde e está indisponível nos fabricantes.
A falta atinge não apenas as farmácias públicas, mas também as farmácias comerciais.
“Na última semana houve envio parcial de alguns medicamentos, mas ainda não são suficientes para atender toda a demanda. Lamentamos a situação, mas o problema atinge todo o país”, explica a secretária Maribel Gaio.
Segundo ela, outras categorias de medicamentos também estão em falta nos fornecedores e sem previsão de regularização:
Há ainda o desabastecimento temporário dos seguintes medicamentos, que já foram comprados e aguardam entrega dos fornecedores. Controlados:
Maribel Gaio ressalta que a Administração Municipal está agindo com a transparência necessária para informar a população sobre o problema e que a secretaria da saúde está empenhada em regularizar a situação.
“Estamos atuando com muito empenho, planejamento e responsabilidade para resolver essas questões e regularizar o atendimento aos videirenses, pois sabemos o quão importante são esses medicamentos para a eficiência e o avanço dos tratamentos”.
Fonte: RBV