O governo prevê que, com a garantia do FGTS, a taxa de juros caia até 40%
A partir desta sexta-feira, 25 de abril, os trabalhadores poderão contratar o Crédito do Trabalhador (Consignado CLT) através dos canais digitais dos bancos habilitados, além do tradicional aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Os trabalhadores que já possuem um empréstimo consignado ativo podem migrar para essa nova linha com taxas de juros mais baixas.
A portabilidade entre bancos estará disponível a partir de 6 de junho, proporcionando uma oportunidade para quem deseja melhorar as condições de pagamento.
O Consignado CLT funciona com o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, o que garante juros mais baixos.
Com o FGTS como garantia do consignado, o governo prevê que a taxa de juros caia cerca de 40%, quase a metade do que é cobrado hoje.
Em dezembro do ano passado, por exemplo, a taxa média de juros no consignado do setor privado foi de 2,89% ao mês.
O objetivo dessa mudança é aumentar as contratações do crédito, oferecendo ofertas mais atrativas e facilitando a adesão.
A expectativa é que os desembolsos totais para esse crédito superem os R$ 100 bilhões até junho.
Para solicitar o crédito, o trabalhador deve acessar o aplicativo do banco com o qual possui relacionamento e preencher as informações solicitadas.
Pelo CTPS Digital
Por meio do aplicativo do CTPS Digital, o trabalhador solicita a proposta de crédito às instituições financeiras habilitadas pelo governo. Para isso, é preciso autorizar o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
Após solicitar o crédito, o trabalhador recebe ofertas dos bancos em até 24h, podendo comparar ofertas e escolher a opção mais vantajosa.
A linha permite o comprometimento de até 35% do salário bruto. O limite inclui benefícios, abonos e comissões.
Quem já tem um consignado ativo poderá migrar para a nova linha a partir desta sexta-feira (25). A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.
Desconto automático: o empregador será responsável por descontar a parcela do salário e repassá-la à Caixa Econômica Federal, que fará o pagamento aos bancos credores.
PASSO A PASSO: entenda como solicitar o Consignado CLT
Pelos bancos
Os bancos habilitados pelo Governo Federal terão a opção de oferecer a modalidade dentro de seus próprios canais digitais. Assim, cada instituição terá sua própria aba de contratação dentro de sites e aplicativos.
Após a análise e confirmação da proposta, o crédito é disponibilizado com o desconto automático na folha de pagamento.
Ao solicitar o empréstimo, é importante que o trabalhador leia atentamente o contrato e as condições oferecidas pelos bancos, para garantir que a contratação seja vantajosa.
Fonte: RBV Notícias