Pago pela Caixa Econômica Federal, o auxílio gás pode ser consultado pelos canais do banco e pelo app do Bolsa Família
Benefício social criado em 2021, para amparar a população de baixa renda, o auxílio gás visa minimizar o impacto do aumento do preço do produto para as famílias com necessidades financeiras. Com o pagamento feito pela Caixa Econômica Federal, hoje é possível fazer a consulta sobre o status do auxílio gás pelo CPF.
O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa de ajuda na aquisição do gás de cozinha, voltado exclusivamente para as famílias em vulnerabilidade econômica.
Gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, o auxílio gás é pago mensalmente pela Caixa Econômica Federal e prioriza grupos familiares inscritos no CadÚnico e mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência.
Para saber se a solicitação da inclusão no programa foi aceita ou consultar o auxílio gás pelo CPF, o cidadão pode utilizar os canais oficiais do governo e da Caixa Econômica.
Os passos mais comuns são pelos aplicativos do Caixa Tem e Bolsa Família, ou pelo telefone 111. Veja a seguir o procedimento em cada meio de acesso à informação.
Aplicativo criado facilitar o acesso dos brasileiros aos benefícios sociais, o Caixa Tem permite a consulta do auxílio gás pelo CPF. Para isso, basta seguir esse tutorial:
Utilizado pelos usuários do programa, o aplicativo do Bolsa Família também possibilita o acesso ao vale-gás. Confira os passos a seguir:
Para quem preferir, há a opção de consultar o benefício do auxílio gás pelo telefone 111, que é a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal.
Nesse caso, só é necessário informar o número do CPF e do NIS (Número de Identificação Social), para facilitar o atendimento.
Ao utilizar qualquer um desses canais, o solicitante pode conferir se seu pedido para receber o benefício foi aceito, o calendário de pagamento, o valor a ser pago, erros cadastrais, dificuldades de acesso e demais informações desejadas.
Como é um benefício social, o auxílio gás segue o mesmo calendário do Bolsa Família, porém é pago bimestralmente.
Portanto, para 2025, as datas de pagamento são as seguintes:
O auxílio gás foi criado justamente para contornar a alta do preço do gás de cozinha, promovendo assim sustento das famílias de baixa renda brasileiras, sendo que o pagamento é feito bimestralmente.
O valor do benefício corresponde a média do preço nacional de referência do botijão de 13kg do gás de cozinha. Esse quantia acompanha a atualização mensal feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Atualmente, a média de preço do produto vendido ao consumidor é de 104 reais, valor que será repassado integralmente a cada dois meses para mais de 5 milhões de famílias beneficiárias do programa.
Fonte: ND Mais