Segundo dados do DataSus, nos primeiros dois meses de 2024, registrou-se uma média alarmante de 285 atendimentos diários de idosos por quedas
A segurança no ambiente doméstico para idosos é uma questão de extrema importância, especialmente em áreas de risco, como o banheiro, aponta a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico. O assunto ganhou força após a recente queda do presidente Lula e traz à tona a necessidade de discutir medidas preventivas para evitar acidentes domésticos com idosos.
Só para se ter uma ideia da importância do tema, nos primeiros dois meses de 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou uma média alarmante de 285 atendimentos diários de idosos por quedas, totalizando 17.136 hospitalizações e 9.658 atendimentos ambulatoriais, segundo dados do DATASUS.
De acordo com o médico ortopedista Gustavo Sanchez, membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico, os idosos estão mais suscetíveis a acidentes domésticos devido às perdas naturais de capacidades relacionadas ao envelhecimento fisiológico.
“Além da perda da musculatura, os idosos perdem também a capacidade de ouvir, perdem a capacidade de visão, entre outras funções. Então, todas essas perdas os tornam pacientes que estão mais suscetíveis a terem acidentes, principalmente acidentes de quedas”, explica Sanchez.
Ele também destaca a importância do apoio a cuidadores e familiares, principalmente em momentos críticos, como saídas ao banheiro, durante a noite, ou quando o idoso se levanta para pegar algo simples, como um copo de água.
“Temos que lembrar que o idoso vai mais vezes ao banheiro, por questões do envelhecimento fisiológico. Nesses momentos, ele pode ter o apoio de alguém acendendo a luz, para não andar no escuro, ou até mesmo fornecer suporte físico, especialmente ao se levantar de uma cadeira ou se deslocar para outro cômodo”, acrescenta o ortopedista.
Sanchez enfatiza a importância de prestar atenção em condições temporárias, como dores mais fortes em articulações devido à artrose em semanas mais frias.
“Se o idoso está com dor no joelho por causa de uma artrose, é crucial redobrar os cuidados com os deslocamentos. O uso de andadores, bengalas ou outras ferramentas de apoio podem ser fundamentais para a segurança dentro de casa, auxiliando na prevenção de quedas e acidentes”, diz.
O banheiro é uma das áreas mais críticas da casa quando se trata de evitar acidentes domésticos com idosos, especialmente quedas. De acordo com o ortopedista Gustavo Sanchez, as barras de segurança são medidas essenciais e devem ser instaladas tanto dentro do box quanto ao lado dos vasos sanitários.
“A barra de segurança permite que o idoso se apoie e evite uma queda dentro do box”, explica. Além disso, a instalação de barras perto do vaso sanitário facilita o ato de se levantar.
Outro cuidado importante é a altura da tampa do vaso sanitário. Sanchez sugere o uso de tampas elevadas, que diminuam o esforço necessário para que o idoso se levante.
“Essa tampa elevada pode ser uma ferramenta para ajudar a facilitar o idoso se levantar do vaso”, destaca.
Quanto ao piso, o ortopedista alerta sobre os riscos de superfícies escorregadias, especialmente dentro do box.
“Podemos colocar um tapete emborrachado dentro do box para evitar escorregões, mas fora do box, é preciso tomar cuidado, pois esses mesmos tapetes podem ser uma armadilha, fazendo o idoso tropeçar”, alerta.
Além disso, o médico ressalta a importância de verificar o chinelo utilizado pelos idosos. “O chinelo pode evitar escorregões, mas, se não estiver bem preso ao pé, ele pode se soltar e provocar uma queda”, conta.
Além dos cuidados no banheiro, há diversos equipamentos e adaptações que podem ser feitas em casa para aumentar a segurança dos idosos. Sanchez recomenda o uso de ferramentas de mobilidade, como andadores e bengalas, especialmente dentro de casa.
“Esses dispositivos oferecem suporte adicional ao idoso, reduzindo o risco de quedas”, explica.
Corrimãos ao longo de corredores e escadas também são fundamentais, assim como sensores de movimento para iluminar automaticamente os ambientes durante a noite, quando o idoso se desloca, por exemplo, para o banheiro.
“A iluminação adequada é crucial, principalmente à noite, quando os idosos podem se levantar para ir ao banheiro e, devido à escuridão, acabam correndo o risco de acidentes domésticos”, acrescenta.
Essas medidas preventivas são simples, mas eficazes, afirma a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, e podem garantir maior autonomia e segurança aos idosos no dia a dia, preservando sua qualidade de vida.
Fonte: ND Mais