Subida no valor para encher o tanque do carro e comprar gás de cozinha são algumas possibilidades de como a guerra Irã e Israel afeta o Brasil
Comercializado em dólar, preço do petróleo também é impactado por conflitos geopolíticos – Foto: Talpa/Pixabay
Apesar de acontecer do outro lado do mundo, como a guerra Irã e Israel afeta o Brasil? O primeiro impacto dos conflitos entre Israel e Irã pode respingar no preço de combustíveis, já que o Irã é um dos maiores produtores de petróleo em todo o planeta. Apesar das sanções, o país é um dos grandes responsáveis em suprir as necessidades de petróleo do continente asiático, principalmente da China.
Após várias retaliações trocadas desde o dia 13 de junho, o Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz, rota marítima responsável por um quinto das transações petrolíferas no mundo. Restrições na rota podem dificultar o acesso à commodity, consequentemente impactando de forma agressiva no preço global do insumo.
Por mais que o Brasil tenha uma produção de petróleo considerada autossuficiente, o país depende da importação de outros tipos de petróleo para aprimorar a qualidade do insumo consumido no país. Logo, preços de mercadorias feitas com petróleo, como combustíveis (gasolina, gás de cozinha, diesel) e produtos químicos, podem sofrer com volatilidade nos preços.
Commodity mundial, o petróleo é afetado pelas flutuações no dólar, já que é comercializado nesta moeda. Os preços também são formados por acordos entre os países participantes da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) — na qual o Irã integra —, tensões geopolíticas, baixa e excesso de ofertas.
Durante o governo de Michel Temer, o PPI (Preço de Paridade de Importação) se tornou a fórmula base de precificação do petróleo vendido no país, que deixava os preços do insumo mais alinhados às flutuações internacionais. Segundo a Revista Brasileira de Transportes, publicação vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisas em Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da FGV, o PPI vinculava os preços do combustível no mercado brasileiro aos preços internacionais dos produtos de petróleo.
Apesar da maior referência de preços praticados ser o petróleo Brent, atualmente precificado a $69,48, a medida também atingia o petróleo bruto WTI (West Texas Intermediate), um tipo de petróleo misto produzido no sul dos Estados Unidos que é referência nas negociações internacionais junto do Brent. O último é precificado a $67,28. Os preços foram verificados em 23 de junho, às 18h24 no horário de Brasília.
Já durante o Governo Lula III, em 2023, o PPI se manteve como método de precificação do petróleo, contudo passou a ser revisado internamente pela Petrobrás, a fim de procurar ajustes menos frequentes às variações da taxa de câmbio e dos preços internacionais do petróleo.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço da gasolina tipo “A”, pura, sem mistura com etanol, é formado por cinco fatores:
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o preço de realização (fator número um na formação de preço), é formado pelos custos relativos à importação do produto ou à aquisição dos insumos e à estrutura de custos do produtor/refino, além da margem de lucro do produtor ou importador.
Israel entrou em guerra contra o Irã no dia 13 de junho: as motivações para o conflito são devido ao Irã se apresentar como uma ameaça à existência de Israel devido ao seu programa nuclear. O governo israelense acusou o país persa de estar próximo de desenvolver armas nucleares, apesar de não ter apresentado provas formais para a denúncia. Já o governo iraniano defende que seu programa nuclear tem fins pacíficos, com ações voltadas à produção de energia e de insumos médicos.
Já são 10 dias de conflito entre os países, que revidam ataques de mísseis e drones. No último fim de semana, os Estados Unidos atacaram instalações nucleares iranianas. Foram contabilizadas a morte de aproximadamente 500 iranianos e 24 israelenses até sábado (21), em sua maioria civis.
Fonte: ND Mais